B3 abre às 13h nesta quarta. Veja os destaques
Para você que ficou sem ler notícias no feriadão, o Finance News fez um resumo dos principais eventos que ocorreram. Também confira a agenda do mercado até sexta, 8.
É importante lembrar que nesta quarta-feira de cinzas a B3 terá horário especial de negociação. O pregão começa às 13h.
China reage, mercado gosta
Na terça, 5, a China prometeu adotar uma série de medidas para estimular a economia, notícia que foi bem recebida pelo mercado. Os ADRs da Vale, por exemplo, subiram +1,93% em Nova York. A China é o principal mercado da empresa para seu minério de ferro. Os papéis da CSN saltaram +3% em NY.
Papéis de companhias brasileiras em alta
Também na terça, 5, o Dow Jones Brazil Titans 20, que reúne os ADRs das empresas brasileiras com mais liquidez, subiu +0,79% (24.150 pontos) em Nova York.
O ETF (Exchange Traded Fund) EWZ, que representa os papéis com maior peso no Ibovespa, teve alta de +0,76%.
Mudança no comando da Vale
No fim de semana o conselho de administração da Vale nomeou Eduardo de Salles Bartolomeo como diretor-presidente interino da Vale. Ele atuava como diretor-executivo de metais básicos. Fabio Schvartsman, pediu afastamento temporário de suas funções de CEO da mineradora.
Veja aqui quem é Eduardo Bartolomeo, novo diretor-presidente interino da Vale.
Os ADRs da Vale abriram em forte queda na segunda-feira, 4, em Wall Street, mas se recuperaram e fecharam em leve alta.
Fique de olho: instalação da CCJ na Câmara
O mercado vai ficar de olho nos próximos dias na instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto proposto pelo goveno passará primeiro pela CCJ da Câmara, que analisará se o texto fere algum princípio constitucional. Nessa etapa, não é analisado o mérito do texto.
Em seguida, se a CCJ aprovar a constitucionalidade do texto, será criada uma comissão especial formada por deputados para discutir o mérito da proposta.
Onyx e Bolsonaro conversam sobre Previdência
Às vésperas da instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que terá como primeira discussão a reforma da Previdência, o governo federal se prepara para intensificar as negociações para aprovação do texto enviado ao Congresso no último dia 20. Em plena terça-feira de carnaval, o assunto voltou a ser tratado pelo presidente Jair Bolsonaro.
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, reuniu-se com o presidente hoje (5), no Palácio da Alvorada. “Estamos seguros com a nova reforma da Previdência. Virão ajustes que o Parlamento deverá fazer”, disse Onyx.
Bolsonaro volta ao trabalho nesta quarta
O presidente Jair Bolsonaro retoma as atividades a partir das 14h desta quarta, 6. A reunião com seus ministros que tem sido realizada semanalmente só ocorrerá no dia 14 de março.
Fed: alteração dos juros só após junho
Em uma declaração na terça, 5, o presidente do Federal Reserve de Boston sinalizou que a autoridade monetária americana só voltaram a alterar os juros dos Estados Unidos após junho.
Eric Rosengren disse que pode levar várias reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc – comitê que decide os juros nos EUA) para que as autoridades do Fed tenham uma leitura mais clara sobre se os riscos estão se tornando realidade.
O Fomc se reúne em março e depois em fins de abril.
Outras notícias do feriadão
Petro Rio aprova desdobramento das ações
CSN projeta atingir R$7,5 bi de Ebitda ajustado no balanço anual de 2019
Notícia do BB, Petrobras, BR Distribuidora, Cielo e da Camil
China reduz meta de crescimento do PIB para 2019
Estudo gráfico
Assista ao estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Abev3, Brml3, Brkm5, Tiet11 e de outros papéis.
Agenda da semana
Quarta, 6
10h15min – EUA – variação de Empregos Privados ADP (fev)
11h30min- Brasil – produção de veículos (mensal)
12h30min – EUA – estoques de petróleo bruto
13h – Brasil – começam negociações na B3
Quinta, 7
7h – PIB – Eurozona
9h45min – Eurozona – decisão da taxa de juros
20h50min – Japão – PIB do 4T18
Sexta, 8
10h30min – EUA – relatório de emprego Payroll (fev)
22h30min – China – dados de inflação (IPC)
Whatsapp do Finance News
O Finance News implantou seu Whatsapp, onde são compartilhadas notícias em um grupo chamado “notícias do Finance News”. Para participar do grupo acesse: https://chat.whatsapp.com/KIRltZ10dS160EF6EogJyZ