Schvartsman pede afastamento da presidência da Vale. Eduardo Bartolomeo assume como interino

3 de março de 2019 Por Redação

Fabio Schvartsman

 

 

A Vale (VALE3) informou em fato relevante enviado ao mercado na noite de sábado, 2, que recebeu do diretor-presidente da companhia, Fabio Schvartsman, pedido de afastamento temporário de suas funções.

A decisão foi tomada depois de o conselho de administração da mineradora receber do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da Polícia Federal e da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais uma recomendação sobre afastamento de alguns executivos e colaboradores nos diversos níveis organizacionais da companhia. O pedido da força-tarefa ocorre em meio às investigações da tragédia de Brumadinho.

“O conselho manteve reuniões durante a noite de sexta-feira 01.03.19 e a manhã de sábado, 02.03.19, incluindo interações com executivos da companhia. Durante as suas discussões, o conselho recebeu, dos próprios executivos Fabio Schvartsman (Diretor-Presidente), Gerd Peter Poppinga (Diretor-Executivo de Ferrosos e Carvão), Lucio Flavio Gallon Cavalli (Diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão) e Silmar Magalhães Silva (Diretor de Operações do Corredor Sudeste), os pedidos de afastamento temporário de suas funções, que foram imediatamente aceitos”, destacou o fato relevante.

O conselho de administração acionou então o plano de interinidade previamente discutido. Foi nomeado Eduardo de Salles Bartolomeo (atual Diretor-Executivo de Metais Básicos) como Diretor-Presidente interino da Vale a partir de sábado.

Claudio de Oliveira Alves (atual Diretor de Pelotização e Manganes) ocupará interinamente a função de Diretor-Executivo de Ferrosos e Carvão e Mark Travers (atual Diretor Jurídico, de Relações Institucionais e Sustentabilidade de Metais Básicos) ocupará interinamente a função de Diretor-Executivo de Metais Básicos.

A Vale informou também que seu conselho de administração permanece em prontidão, na busca de um relacionamento transparente e produtivo com as autoridades brasileiras visando o esclarecimento dos fatos, a reparação apropriada dos danos e a integridade da empresa e que manterá a sociedade e os mercados informados sobre qualquer fato novo.

Schvartsman está no comando da maior produtora de minério de ferro do mundo desde abril de 2017, quando foi escolhido para substituir Murilo Ferreira.

Em dezembro do ano passado, o conselho de administração da mineradora aprovou a recondução de Schvartsman para um novo mandato de mais dois anos a partir de maio.