JBS e BRF em alta e outros destaques do pregão
Atualizado às 12h39min
O índice Bovespa tinha queda de -0,52% aos 94.083 pontos.
Os investidores estão de olho nas negociações para a tão aguardada votação do parecer da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
A votação deve ocorrer nesta terça.
Segundo o jornalista Valdo Cruz, do site G1, a equipe do presidente Jair Bolsonaro aceitou retirar da reforma da Previdência Social quatro pontos da proposta de emenda constitucional (PEC) que está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Um desses pontos é o que retira a obrigatoriedade de recolhimento de FGTS de aposentados e do pagamento da multa de 40% da rescisão contratual deles.
JBS
Os papéis da JBS (JBSS3) têm forte alta. O motivo é que a China detectou novos casos de peste suína africana em fazendas na província de Hainan. Isso impacta positivamente as ações de frigoríficos brasileiros.
Cielo
Os papéis da Cielo (CIEL3) voltam a ter queda nesta segunda-feira.
A adquirente de cartões Safrapay anunciou no feriadão que zerou a taxa para antecipar recebíveis a lojistas, o que aumenta ainda mais a competição no setor e impacta as ações da Cielo (CIEL3). A medida foi tomada dois dias depois de a Rede, que pertence ao Itaú (ITUB4) ter adotado uma estratégia parecida.
A adquirente Safrapay é o braço de pagamentos do Banco Safra. De acordo com informações de seu site, a oferta vale tanto para as vendas pagas com cartões de crédito tanto na modalidade à vista quanto no parcelado mas é válida para faturamento de até 50 mil reais mensais.
Na última quarta-feira, a Rede, divulgou que não mais cobraria taxa para antecipar recebíveis de lojistas que receberem pagamentos de compras com cartão de crédito à vista em terminais da empresa e que eles receberiam os valores em dois dias. As condições valem para empresas com faturamento de até 30 milhões de reais por ano.
A consequência imediata foi a forte que dos papéis da Cielo.
Vale
Os papéis da Vale (VALE3) estavam entre as maiores quedas do índice. O relator da CPI de Brumadinho no Senado, Carlos Viana (PSD-MG), pretende propor em seu relatório final um aumento no imposto sobre o royalty pago pelas mineradoras, conhecido como Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), informa o Valor.
O relator avalia elevar a alíquota é de 3,5% sobre a receita bruta da venda do minério de ferro e o relator cogita que se eleve para 10%. No ano passado, esse tributo gerou uma arrecadação de R$ 3 bilhões à Agência Nacional de Mineração (ANM).
Estudo gráfico
Notícias
Mais dor de cabela para Cielo? Safrapay também zera taxas para antecipar recebíveis
Cade abre procedimento contra Rede e Itaú, notícia da Sonae, MRV e outros destaques
Fitch: novo projeto de expansão não afeta ratings da Klabin
BlackRock aumenta participação na Linx
Cade vai investigar Latam e Gol na compra dos ativos da Avianca
Empresas que divulgam resultado esta semana
Cielo, Via Varejo, Bradesco e outras empresas que divulgam resultado do 1T19