Fitch: novo projeto de expansão não afeta ratings da Klabin

18 de abril de 2019 Por Redação

 

Na opinião da agência de classificação de risco Fitch, uma das maiores do mundo, o anúncio do novo projeto de expansão da Klabin (KLBN11) não deverá afetar significativamente a qualidade de crédito da companhia.

De acordo com a agência, a esperada geração de caixa mais forte deixa o balanço patrimonial da Klabin em uma situação muito confortável para absorver o impacto de um período de investimentos mais elevados e iniciar um novo projeto que fortalecerá ainda mais sua posição de liderança no mercado de embalagens.

Com os atuais fundamentos de preços preservados, os ratings ‘BB+’ (BB mais) deverão sustentar os investimentos de BRL 9,1 bilhões para o projeto de expansão.

Atualmente, a Fitch classifica a Klabin com IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) em Moedas Local e Estrangeira ‘BB+’ (BB mais), com Perspectiva Estável.

A Klabin informou na última terça, 16, após o pregão, que o Conselho de Administração da companhia aprovou o projeto de expansão de capacidade no segmento de papéis para embalagem, denominado Projeto Puma II.

Esse projeto abrange a construção de duas máquinas de papel, com produção de celulose integrada, localizadas na unidade industrial da Klabin no município de Ortigueira, no Paraná.

A capacidade total das máquinas será de 920 mil toneladas anuais de papéis Kraftliner.

Na Unidade Puma, a Klabin já opera a produção de celulose branqueada (fibra curta, fibra longa e fluff), que continuará abastecendo os mercados interno e externo com capacidade anual de 1,6 milhão de toneladas.

O cronograma prevê que as obras de cada etapa durem 24 meses, sendo que o início da construção da segunda etapa será logo após o término da primeira.

“Desta forma, o startup da primeira máquina está programado para o segundo trimestre de 2021, e o da segunda máquina previsto para o segundo trimestre de 2023”, explicou a companhia.

O investimento bruto orçado para a construção do Projeto Puma II é de R$ 9,1 bilhões, sujeito a flutuações cambiais e reajustes decorrentes de inflação, a ser desembolsado entre os anos de 2019 e 2023.

Na opinião da Fitch, o projeto de expansão tem grande importância estratégica para a Klabin e posicionará a companhia como a terceira maior fabricante mundial de kraftliner.

A Fitch espera que a alavancagem líquida aumente para cerca de 4,0 vezes durante o novo ciclo de investimentos, considerando que os atuais fundamentos de preços sejam preservados.

A expectativa é de que a alavancagem líquida caia para patamares mais baixos somente após 2023.

O EBITDA consolidado deverá ficar em torno de BRL4 bilhões em 2019 e BRL4,5 bilhões em 2020, comparado a BRL4 bilhões em 2018.

Leia também:

BlackRock aumenta participação na Linx

Petrobras confirma extensão de acumulação de gás e óleo na área de Moita Bonita

Cielo, Via Varejo, Bradesco e outras empresas que divulgam resultado do 1T19