Ibovespa em alta, notícia da Eletrobras, BRF, Copel e outros destaques
Atualizado às 11h34min
O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira, 26 de março, com a menor aversão ao risco no mercado de ações em âmbito internacional após notícias de que os Estados Unidos e a China conversam para impedir uma guerra comercial global.
No horário acima o índice subia 0,84% aos 85 mil 083 pontos. Mais cedo chegou a subir 1,3%.
O que esfriou um pouco o ânimo do investidor brasileiro é a possível saída de Henrique Meirelles da equipe econômica.
O jornal O Globo informou neste domingo que, depois de reunião com o presidente Michel Temer, os governistas garantem que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, será candidato às eleições presidenciais deste ano.
Meirelles ainda precisa definir se irá mesmo para o MDB, partido do presidente, e que espaço terá na legenda, já que Temer admitiu à revista “Istoé” que seria “covardia” ele não ser candidato em outubro.
Já o blog do jornalista Valdo Cruz, no G1, informou que Meirelles, atualmente no PSD, disse a interlocutores neste fim de semana que pode se filiar ao MDB, o que o levaria a deixar o comando da equipe econômica.
Nessas conversas, Meirelles afirmou que ainda não tomou uma decisão final, mas que pode definir pelo menos se muda realmente de partido até o dia 2 de abril. A data de saída do cargo, exigida por lei, é antes do dia 7 de abril.
Os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4), os do setor siderúrgico e os do setor financeiro, liderado pelos grandes bancos, tinham alta, o que impactava positivamente o índice. A Vale (VALE3) também subia (+1,5%) mesmo com os contratos futuros do minério de ferro na China tendo queda.
Corporativo
Novo ticker da B3
A B3 tem novo código de negociação (ticker) de suas ações a partir desta segunda: B3SA3. Também a partir de hoje começa a valer o novo código ISIN (International Securities Identification Number) da ação será BRB3SAACNOR6.
Copel entrega balanço dia 12
A Copel (CPLE6) informou que vai entregar seu balanço dia 12 de abril, fora do prazo legal.
Incertezas na Eletrobras
A coluna de Sônia Racy, do Estado de S. Paulo, afirmou que enquanto não houver decisão sobre o ministério das Minas e Energia a Câmara não vai se movimentar e a privatização da Eletrobras (ELET3, ELET6) não vai avançar.
O ministro Fernando Coelho vai se candidatar a deputado federal.
Outra notícia sobre a estatal vem da Folha de S. Paulo. O jornal destaca que o aumento de capital na gigante de energia poderá ser bem maior do que o estimado inicialmente podendo chegar a R$ 60 bilhões.
Sem data para fim do embargo à BRF
O Valor Econômico informou que ainda não tem data para ocorrer o fim do embargo da União Europeia às fábricas da BRF (BRFS3).
Proposta para direção da Usiminas
O Grupo TT e o Grupo NSSMC, acionistas co-controladores da Usiminas, informaram conjuntamente que pretendem indicar Sergio Leite de Andrade para diretor presidente e Alberto Ono para diretor vice-presidente de finanças e relações com investidores.
Esses e outros nomes foram indicados para serem eleitos para a diretoria estatutária da companhia para o período de abril/maio 2018 – 2020.
Novo CEO e CFO da CVC
A CVC Brasil (CVCB3) informou que Luiz Fernando Fogaça, atual diretor vice-presidente administrativo financeiro e de relações com investidores foi aprovado pelo Conselho de Administração para ser o sucessor de Luiz Eduardo Falco Pires Correa a partir de 01 janeiro de 2019 e o Leopoldo Saboya foi aprovado para ocupar o cargo de diretor vice-presidente administrativo financeiro e de relações com investidores a partir de 02 de abril de 2018.
Leia também:
Natura esclarece notícia de jornal sobre Carf
Azul quer abrir voos para até 35 novas cidades nos próximos anos
Mercado eleva PIB e reduz inflação para 2018
Notícia da BB Seguridade, Itaúsa, OSX e de outras empresas