Ibovespa futuro reduz perdas mas ainda permanece no negativo
Atualizado às 9h23min
O Ibovespa futuro (INDV18 – contrato com vencimento para 17 de outubro) reduziu as perdas mas ainda operava no negativo, nesta terça. No horário acima caía -0,26% aos 76 mil 415 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
No ambiente doméstico, as incertezas sobre o resultado da eleição presidencial continuam dando o tom no mercado.
O Ibope deve divulgar na noite desta terça-feira, 4, uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. O instituto testou Fernando Haddad como cabeça de chapa do PT na disputa em um cenário sem o ex-presidente Lula, que teve a candidatura barrada pelo TSE. O instituto também perguntou aos eleitores o grau de certeza sobre a intenção de voto: se a decisão é definitiva ou pode mudar ao longo da campanha.
Em âmbito externo os investidores monitoram a situação da Argentina, que luta contra uma forte crise cambial, e os países emergentes, que sofrem com a alta do dólar.
Produção industrial em queda no Brasil
Em julho de 2018, a produção industrial nacional recuou 0,2% frente a junho (série com ajuste sazonal), após crescer 12,9% em junho e cair 10,9% em maio.
No confronto com julho de 2017 (série sem ajuste sazonal), a indústria cresceu 4,0% em julho de 2018, após também avançar no mês anterior (3,4%).
A indústria acumula alta de 2,5% no ano. Houve ganho de ritmo no acumulado dos últimos 12 meses, que passou de 3,1% em junho para 3,2% em julho de 2018.
Petróleo
Petróleo Brent: +1,48% (US$ 79,33)
Futuros do minério na China
Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +1,24% (489 iuanes/tonelada).
Futuros americanos
Em Wall Street, o Dow Jones futuro tinha queda de -0,37% e o S&P futuro -0,23%.
Sondagem industrial nos EUA
Os investidores também ficam atentos aos dados do Índice de Atividade Industrial do Institute of Supply Management, nos EUA. A divulgação é às 11h.
Mercado americano de volta
Após o feriado da véspera, o mercado de ações americano volta a operar nesta terça-feira. Dessa forma é esperada mais liquidez na B3.