Ibovespa em alta com bancos, Petrobras e Vale
Atualizado às 11h25min
O Ibovespa aumentou os ganhos na manhã desta quarta-feira. No horário acima subia +1,57% aos 86 mil 462 pontos.
Os papéis dos grandes bancos tinham alta e ajudavam o índice, já que o setor financeiro tem grande peso na carteira teórica do Ibovespa.
As ações da Petrobras subiam mais de 1%.
Os papéis da Vale (VALE3) tinham alta de quase 2%. As ações do setor siderúrgico também se valorizavam nesta quarta-feira.
O mercado repercute vários resultados trimestrais de empresas e também indicadores econômicos.
Prévia do PIB
Nesta manhã foi divulgado que houve queda do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O indicador caiu 0,13% entre janeiro e março deste ano. A comparação é com o quarto trimestre do ano passado.
Essa foi a primeira queda do nível de atividade econômica, contra os três meses anteriores, desde o quatro trimestre de 2016.
Já na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, houve uma alta de 0,86%.
Selic no radar
O Copom anuncia após às 18h desta quarta-feira se reduz ou não a Selic em meio a alta do dólar.
Boa parte dos analistas do mercado financeiro espera pelo último corte na Selic, no atual ciclo de redução. Em março, o Copom reduziu a Selic pela décima segunda vez seguida, de 6,75% ao ano para 6,5% ao ano, o menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.
Na última reunião do Copom, o BC sinalizou que faria mais uma redução da Selic em maio e encerraria os cortes na taxa.
Ao definir a taxa Selic, o BC está mirando na meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, com limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25% com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.