Carne Fraca atinge BRF, China adverte EUA e outros destaques
Atualizado 08h45
Japão (Nikkei 225): -0.66%
China (Shanghai Comp.): +0.07%
Londres (FTSE 100): +0.41%
Alemanha (DAX): +0.91%
Petróleo WTI (EUA): +0,21%
Petróleo Brent: +0,02%
Futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China, -3,61% (520 iuanes)
Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Carne Fraca
Agentes da Polícia Federal cumprem 91 mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal do Paraná. A nova fase, batizada de Trapaça, tem como alvo a BRF.
A investigação aponta fraudes em resultados de exames em amostras de processo industrial por cinco laboratórios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O esquema teria como finalidade burlar a inspeção federal.
Segundo a PF, “a prática de fraudes contava com anuência dos executivos do grupo empresarial, bem como do seu corpo técnico”.
Guerra comercial: China adverte EUA
A China advertiu os Estados Unidos dizendo que tomará “as medidas necessárias” para defender seus interesses, embora não queira uma guerra comercial com Washington.
A afirmação foi feita pelo porta-voz do parlamento chinês, Zhang Yesui.
“Se os EUA aprovarem ações que afetem os interesses chineses, a China não ficará de braços cruzados e tomará as medidas necessárias”, declarou.
China deverá crescer 6,5% em 2018
A China estabeleceu seu objetivo de expansão do Produto Interno Bruto deste ano em 6,5%. Essa meta está em linha com as expectativas, porém, é menor do que o resultado de 6,9% registrado em 2017. A informação foi divulgada pela agência oficial de notícias Xinhua nesta segunda-feira.
Siderúrgicas no radar
O mercado estará de olho nesta semana no setor siderúrgico. É esperada a entrada em vigor nos próximos dias das taxas de 25% para importação de aço e de 10% para o alumínio anunciadas pelos Estados Unidos.
O argumento da Casa Branca é que as tarifas vão proteger os setores de siderurgia e alumínio americano, que estariam sofrendo competição desleal de outros países.
No Brasil, mais de 40% da produção é exportada e o mercado americano é o principal destino.
As siderúrgicas brasileiras tiveram o pior desempenho da história em 2016 e estavam em recuperação desde 2017, entre outros fatores, por causa da retomada da atividade na indústria automotiva.
Analistas avaliam que a CSN (CSNA3) pode ser a mais afetada, enquanto a Usiminas (USIM5) deverá sentir um efeito reduzido e a Gerdau (GGBR4), que também produz nos EUA, pode se beneficiar.
Fique atento: empresas que divulgam resultado hoje
Mdias, Minerva e Valid divulgam resultados após o pregão
Esta semana tem IPCA e julgamento do habeas corpus de Lula
Nesta semana vai estar no radar do mercado o dado oficial de inflação, o IPCA de fevereiro, que será divulgado na sexta, 9.
Na política, o destaque é o julgamento na terça, do habeas corpus do ex-presidente Lula, no Superior Tribunal de Justiça. O petista quer evitar a prisão após esgotados os recursos na condenação em segunda instância.
Leia também:
Petrobras não confirma notícia de jornal sobre Liquigás
CSN desloca vencimentos de US$ 350 milhões em títulos para 2023
BRF adia assembleia
Estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Fibr3, Lame4, siderúrgicas e bancos