Petrobras informa sobre início da produção da P-78 (Búzios 6) no campo de Búzios

Publicado às 9h43
A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta sexta-feira, 2, que o FPSO P-78 iniciou produção em 31 de dezembro, no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, com capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia, além de comprimir 7,2 milhões de m³ de gás diariamente.
A unidade integra o Projeto Búzios 6, que compõe o sétimo sistema em operação no campo, o maior do país em reservas. Com a entrada da P-78, a capacidade instalada do campo será ampliada para cerca de 1,15 milhão de barris por dia, afirmou a petroleira.
Além disso, o projeto permitirá a exportação de gás para o continente, via interligação com o gasoduto Rota 3, expandindo a oferta de gás no Brasil em até 3 milhões de m³ por dia.
A plataforma está equipada com tecnologias para redução de emissões e aumento da eficiência operacional, destacando-se o sistema de recuperação de gases de tocha, a adoção de variação de rotação em bombas e compressores, além de integrações energéticas entre as correntes quentes e frias no processamento de óleo e gás.
O projeto conta com 13 poços, sendo seis produtores e sete injetores, equipados com sistemas de completação inteligente que potencializam o gerenciamento da produção.
A unidade será interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço, utilizando tecnologias inovadoras para fixação dos dutos no FPSO. Esses dutos permitirão a produção em alta capacidade prevista para os poços do campo, afirmou a Petrobras em um comunicado.
A P-78 chegou ao Brasil em outubro, vinda de Singapura, trazendo as equipes de comissionamento e operação a bordo. Essa estratégia gerou valor, permitindo a dispensa de parada em águas abrigadas no Brasil, além do ganho de segurança, confiabilidade e prontidão operacional pelo avanço do comissionamento dos sistemas durante o translado para o Brasil.
Campo de Búzios
Em outubro de 2025, o Campo de Búzios superou a marca de 1 milhão de barris por dia. Esse campo, descoberto em 2010 pelo poço 2-ANP-1-RJS, está localizado a 180 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em águas ultra profundas da Bacia de Santos, a mais de 2 mil metros de profundidade. Búzios é operado pela Petrobras em consórcio com as chinesas CNOOC e CNODC, além da PPSA, gestora dos contratos de partilha.







