Vale (VALE3) informa sobre aquisição de participação na Aliança Energia 

27 de março de 2024 Por Redação

Publicado às 19h31

 

A (VALE3) informou após o fechamento do mercado nesta quarta-feira, 27, que celebrou contrato para a aquisição da totalidade da participação de 45% da Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT) na companhia Aliança Geração de Energia (Aliança Energia), empresa de capital fechado. 

A transação está sujeita à aprovação pela assembleia geral de acionistas da Cemig GT e a condições precedentes usuais, incluindo a anuência de órgãos competentes. 

A Vale pagará o valor de R$ 2,7 bilhões pela aquisição. 

Após sua conclusão, a Vale passará a deter 100% do capital da Aliança Energia. 

“Na condição de sócia no empreendimento e considerando que a Vale utiliza, atualmente, a maior parte da energia gerada pela Aliança Energia, a companhia optou por exercer seu direito preferencial de aquisição”, afirmou a mineradora, destacando que o volume de geração da Aliança Energia é estratégico na manutenção da matriz energética baseada em fontes renováveis da Vale no Brasil. 

O portfólio de ativos de geração de energia elétrica da Aliança Energia é composto por sete usinas hidrelétricas no estado de Minas Gerais e três parques eólicos nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. 

Juntos, esses ativos alcançam 1.438 MW em capacidade instalada e 755 MW médios de garantia física. 

“A aquisição da participação na Aliança Energia é um passo importante para a criação de uma plataforma de energia, que potencialmente contemplará outros ativos do portfólio da Vale”, ressaltou a mineradora.

Ainda segundo a companhia, após a conclusão da aquisição, a Vale buscará potenciais parceiros para essa plataforma, mantendo seu compromisso com a descarbonização de suas operações a partir de fontes renováveis e com custos competitivos. 

Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/Il0M9Kg6ZjPHN6sFZ66sqs ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T 

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/GdFaX9ASTLJ5OLp0V9kPAM

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx