Petrobras se manifesta sobre notícia no Valor Econômico 

15 de março de 2024 Por Redação

 

Publicado às 21h27

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) se manifestou na noite desta sexta-feira, 15, sobre a matéria divulgada no Valor Econômico sob o título “Controvérsia põe em xeque diálogo entre Petrobras e mercado”. 

A petroleira reiterou que “não prometeu ou sinalizou uma direção para dividendos extraordinários em evento com analistas e investidores, conforme já divulgado em comunicado no dia 12 de março”. 

A Petrobras reafirmou que o material apresentado no evento realizado com analistas e investidores nos dias 30/01/2024 e 31/01/2024 “não sinaliza o pagamento de dividendos extraordinários, como afirmado equivocadamente na matéria”. 

Segundo a estatal, a parte da apresentação que cita o processo de dividendos contém informações públicas sobre parâmetros, diretrizes e o processo que suporta as decisões de remuneração do acionista. 

O material está disponível no site de investidores da companhia, bem como na Comissão de Valores Mobiliários e na SEC (Securities and Exchange Commission)

A Petrobras afirmou que uma das telas “traz o histórico de pagamentos conforme previsto na política de remuneração aos acionistas, o que não configura qualquer sinalização de pagamento futuro”. 

Ainda de acordo com a estatal, o material ressalta que a decisão de distribuir dividendos segue o mesmo processo (framework), ao considerar diversos fatores e variáveis como resultados, condição financeira, necessidades de caixa, perspectivas de mercado atual e potencial, além de oportunidades de investimento. 

“Manter o mesmo processo de análise de tais variáveis não configura promessa ou sinalização de pagamento, sendo que tais eventos estão sujeitos a uma série de riscos e incertezas”, explicou a petroleira. 

Em relação aos relatórios dos analistas, a companhia destacou que é de conhecimento público que diversos bancos publicaram suas projeções de dividendos extraordinários antes mesmo do evento realizado em janeiro.

“Desde outubro de 2023, já circulam relatórios de analistas com expectativa de pagamento de dividendos extraordinários, com bases em suas próprias avaliações. Nesse contexto, importante destacar que a companhia não tem controle sobre as publicações de tais analistas, nem o conteúdo. Portanto, a companhia não divulgou indicações prévias a respeito do pagamento de dividendos extraordinários como leva a crer a reportagem”, afirmou a Petrobras, salientando que  encontros com analistas e investidores são realizados no curso normal de suas atividades e que não divulga informação relevante não pública em tais eventos.