Petrobras informa sobre parceria em refino e biorrefino 

15 de março de 2024 Por Redação

Publicado às 21h09

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta sexta-feira, 15 que está dando prosseguimento às discussões com o Mubadala Capital em relação à formação de parceria de downstream no Brasil, cujo escopo envolve a avaliação de aquisição de participação na Refinaria de Mataripe (RefMat) e de projeto em desenvolvimento de uma biorrefinaria integrada (Biorrefinaria). 

A Petrobras iniciará a fase de avaliação dos negócios, a qual abrangerá a due diligence dos ativos, bem como a discussão sobre o modelo de negócio adequado para cada um. 

A estatal afirmou também que serão discutidos o escopo dos potenciais investimentos futuros e desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto com o Mubadala Capital. 

A Petrobras e o Mubadala Capital destacaram que não assinaram qualquer documento vinculante sobre a parceria até a presente data e reforçam que o processo de análise da parceria será feito “com respeito aos processos e governança interna de ambas as companhias, às pessoas e aos compromissos assumidos junto aos governos, agências reguladoras e demais públicos de interesse”, destacou a petroleira. 

Sobre a RefMat 

A Refinaria de Mataripe, situada em São Francisco do Conde no estado da Bahia, possui capacidade de processamento de 333 mil barris/dia, e seus ativos incluem quatro terminais de armazenamento e um conjunto de oleodutos que interligam a refinaria e os terminais totalizando 669 km de extensão. 

Sobre a Biorrefinaria

O projeto de biorrefino integrado, com capacidade projetada de produção de 20 mil barris/dia (na fase inicial), contempla planta de produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável a partir de óleo vegetal oriundo de culturas nativas, com operações nos estados da Bahia e Minas Gerais.