Publicado às 9h14
A Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira, 26, que a Vale Canada Limited (VCL) assinou um acordo definitivo com a PT Mineral Industri Indonesia (MIND ID) e a Sumitomo Metal Mining Co., Ltd. (SMM) referente à obrigação de desinvestimento da PT Vale Indonesia Tbk (PTVI).
Pela sua participação, a VCL receberá aproximadamente US$ 160 milhões em dinheiro após o fechamento da transação, o que deve acontecer antes do final de 2024, após o cumprimento das condições habituais de fechamento.
“Uma vez concluída, a transação cumpre as obrigações de desinvestimento da Indonésia e satisfaz uma condição fundamental para que a PTVI prolongue a vida útil de sua licença de mineração por meio da emissão de uma Licença Especial de Negócios de Mineração (IUPK)”, explicou a mineradora brasileira.
Ainda segundo a Vale, após o fechamento da transação, a VCL manterá uma exposição econômica significativa à PTVI como uma joint venture não operada e continuará a fornecer uma governança forte por meio do Conselho de Comissários.
Após a conclusão da transação, VCL, SMM e MIND ID deterão aproximadamente 33,9%, 11,5% e 34% da PTVI, respectivamente.
Aproximadamente 20,6% continuarão a ser detidos pelo público na Bolsa de Valores da Indonésia. A Vale destacou que segue firme em seu compromisso com as crescentes oportunidades regionais para a produção responsável de níquel, cobre e outros metais de baixo carbono críticos para a transição energética.
Segundo o blog do jornalista Lauro Jardim, no O Globo, o governo federal está novamente articulando uma tentativa de impor um nome ao conselho da Vale (VALE) para presidir a companhia, após a frustrada tentativa com Guido Mantega.
De acordo com informações do blog nesta segunda-feira, 26, o novo nome é Paulo Cafarelli. Lauro Jardim revela que João Fukunaga, presidente da Previ, tem atuado nesta frente junto a alguns colegas de conselho de administração, pedindo por Cafarelli que, assim como ele, é funcionário de carreira do Banco do Brasil.
Ainda segundo o blog, Eduardo Bartolomeo, para quem faltou um voto para conseguir um novo mandato de presidente, na reunião do conselho de duas semanas atrás, continua trabalhando para ficar.
Cafarelli é ex-presidente da Cielo, ex-diretor do BB, da CSN, ex-presidente do BB Banco de Investimentos, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, quando o ministro era Guido Mantega.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…