Vale (VALE3) assina acordo definitivo sobre desinvestimento da PTVI 

26 de fevereiro de 2024 Por Redação

Publicado às 9h14

 

A Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira, 26, que a Vale Canada Limited (VCL) assinou um acordo definitivo com a PT Mineral Industri Indonesia (MIND ID) e a Sumitomo Metal Mining Co., Ltd. (SMM) referente à obrigação de desinvestimento da PT Vale Indonesia Tbk (PTVI).

Pela sua participação, a VCL receberá aproximadamente US$ 160 milhões em dinheiro após o fechamento da transação, o que deve acontecer antes do final de 2024, após o cumprimento das condições habituais de fechamento.

“Uma vez concluída, a transação cumpre as obrigações de desinvestimento da Indonésia e satisfaz uma condição fundamental para que a PTVI prolongue a vida útil de sua licença de mineração por meio da emissão de uma Licença Especial de Negócios de Mineração (IUPK)”, explicou a mineradora brasileira.

Ainda segundo a Vale, após o fechamento da transação, a VCL manterá uma exposição econômica significativa à PTVI como uma joint venture não operada e continuará a fornecer uma governança forte por meio do Conselho de Comissários.

Após a conclusão da transação, VCL, SMM e MIND ID deterão aproximadamente 33,9%, 11,5% e 34% da PTVI, respectivamente.

Aproximadamente 20,6% continuarão a ser detidos pelo público na Bolsa de Valores da Indonésia. A Vale destacou que segue firme em seu compromisso com as crescentes oportunidades regionais para a produção responsável de níquel, cobre e outros metais de baixo carbono críticos para a transição energética.

Governo articula para impor Paulo Cafarelli na Vale, diz jornal

Segundo o blog do jornalista Lauro Jardim, no O Globo, o governo federal está novamente articulando uma tentativa de impor um nome ao conselho da Vale (VALE) para presidir a companhia, após a frustrada tentativa com Guido Mantega.

De acordo com informações do blog nesta segunda-feira, 26, o novo nome é Paulo Cafarelli. Lauro Jardim revela que João Fukunaga, presidente da Previ, tem atuado nesta frente junto a alguns colegas de conselho de administração, pedindo por Cafarelli que, assim como ele, é funcionário de carreira do Banco do Brasil.

Ainda segundo o blog, Eduardo Bartolomeo, para quem faltou um voto para conseguir um novo mandato de presidente, na reunião do conselho de duas semanas atrás, continua trabalhando para ficar.

Cafarelli é ex-presidente da Cielo, ex-diretor do BB, da CSN, ex-presidente do BB Banco de Investimentos, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, quando o ministro era Guido Mantega.