Publicado às 10h34
A Tupy (TUPY3) recebeu o prêmio Howard F. Taylor, concedido pela American Foundry Society, entidade mais representativa do setor de fundição no mundo, pelo artigo científico “Motores pequenos para veículos de passageiros: ferro fundido com o mesmo peso do alumínio”.
A premiação será entregue em abril de 2024, durante o 128º Congresso de Fundição de Metal em Milwaukee, Estados Unidos.
A Tupy explicou que o destaque do artigo é a tecnologia inovadora conhecida como “Ultra Light Iron Technology”, que é a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência, que viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio.
A tecnologia já é aplicada no Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, bem como aplicações híbridas.
O projeto foi executado em parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia), especializada em tecnologias relacionadas ao ferro fundido vermicular (Compacted Graphite Iron ou CGI).
Segundo a Tupy, essa tecnologia também pode ser estendida a outros componentes estruturais como cabeçotes, carcaças, eixos e estruturas de transmissão que utilizam alumínio, magnésio e outras ligas com custos menos competitivos e com fabricação intensiva em energia.
Entre as vantagens em relação ao alumínio, destacam-se: mesmo peso, com redução de ruído e vibração; menor custo de produção e redução de até 50% na emissão de CO2 no processo produtivo.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…