Tupy (TUPY3) recebe prêmio da American Foundry Society

19 de dezembro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 10h34

 

A Tupy (TUPY3) recebeu o prêmio Howard F. Taylor, concedido pela American Foundry Society, entidade mais representativa do setor de fundição no mundo, pelo artigo científico “Motores pequenos para veículos de passageiros: ferro fundido com o mesmo peso do alumínio”. 

A premiação será entregue em abril de 2024, durante o 128º Congresso de Fundição de Metal em Milwaukee, Estados Unidos. 

A Tupy explicou que o destaque do artigo é a tecnologia inovadora conhecida como “Ultra Light Iron Technology”, que é a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência, que viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio. 

A tecnologia já é aplicada no Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, bem como aplicações híbridas. 

O projeto foi executado em parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia), especializada em tecnologias relacionadas ao ferro fundido vermicular (Compacted Graphite Iron ou CGI). 

Segundo a Tupy, essa tecnologia também pode ser estendida a outros componentes estruturais como cabeçotes, carcaças, eixos e estruturas de transmissão que utilizam alumínio, magnésio e outras ligas com custos menos competitivos e com fabricação intensiva em energia. 

Entre as vantagens em relação ao alumínio, destacam-se: mesmo peso, com redução de ruído e vibração; menor custo de produção e redução de até 50% na emissão de CO2 no processo produtivo.