Petrobras assina acordo para instalar hub de captura e armazenamento de CO2 (CCUS) 

4 de dezembro de 2023 Por Redação

Publicado às 9h05

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta segunda-feira, 4, que assinou, neste domingo (03/12/2023), na COP-28, em Dubai, um protocolo de intenções com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a avaliação conjunta da implementação de projetos-piloto de hub de captura e armazenamento de CO2 (o chamado CCUS) no Estado do Rio de Janeiro. 

O acordo inclui também a análise de soluções de descarbonização combinadas ao CCUS, como, por exemplo, o hidrogênio de baixo carbono. 

A companhia já havia anunciado, em maio deste ano, que está estudando desenvolver um projeto-piloto de CCUS no norte-fluminense com capacidade para armazenar 100 mil toneladas de CO2 por ano. 

O projeto-piloto em estudo irá utilizar uma corrente de CO2 separada na Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTG-CAB), localizada no munícipio de Macaé. Essa corrente será tratada e movimentada através de um duto para a Estação de Barra do Furado, localizada no município de Quissamã. Em seguida, será injetada e armazenada definitivamente em um reservatório salino. 

Segundo a petroleira, o conhecimento adquirido nesse piloto será crucial para a implementação futura do hub de CCUS definitivo, de grande escala, também previsto para o estado do Rio de Janeiro. 

“A estimativa inicial é que o hub de CCUS do Rio de Janeiro, quando implementado, possa contribuir para evitar emissões geradas não só pelas operações da Petrobras, mas também por outros segmentos como indústria de cimento e siderúrgicas do Rio de Janeiro, entre outras”, explicou a petroleira estatal.

O estado do Rio de Janeiro foi escolhido para abrigar o projeto-piloto do hub de CCUS devido à infraestrutura já instalada pela Petrobras no Estado e ao conhecimento técnico acumulado pela companhia nas suas operações de exploração e produção (E&P, além do potencial para captura das emissões industriais de terceiros.