Fitch afirma ratings da Hapvida (HAPV3)

20 de dezembro de 2023 Por Redação

Publicado às 20h54

 

A agência de classificação de risco Fitch afirmou nesta quarta-feira, 20, que o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da Hapvida (HAPV3) e de sua controlada indireta BCBF Participações. 

A agência também afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da primeira, da segunda, da terceira e da quarta emissões de debêntures quirografárias da Hapvida e da quarta, da quinta e da sexta emissões de debêntures anteriormente pertencentes à BCBF, cedidas à Hapvida. 

Ao mesmo tempo, atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de quinta emissão de debêntures quirografárias da Hapvida, no montante de até 1 bilhão e com vencimento final em 2030. Os recursos serão utilizados no reperfilamento do passivo financeiro da companhia. A perspectiva dos ratings corporativos foi revisada para “negativa”, de “estável”. 

“A revisão da perspectiva para negativa reflete uma recuperação mais lenta que a prevista das margens operacionais da Hapvida nos últimos dois anos, pressionada pela combinação de um ambiente operacional mais desafiador após a pandemia e com o processo de integração dos ativos da Notre Dame Intermédica Participações”, explicou a Fitch. 

A agência destacou ainda que as atuais métricas de crédito são fracas para a categoria de rating, o que leva a companhia a ter o desafio de fortalecer sua geração operacional de caixa e suas margens nos próximos trimestres, além de reduzir sua alavancagem financeira.