Publicado às 8h36
As vendas no Varejo em novembro de 2023 cresceram 0,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).
A alta interrompeu sequência de sete meses seguidos de queda. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 4,2%.
Em um mês marcado pela Black Friday, os macrossetores de Serviços e de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 1,2% e 1,1%, respectivamente.
Os segmentos que mais se destacaram foram os de Turismo e Transporte e Óticas e Joalheiras. Já o macrossetor de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento.
Nesse caso, o segmento de Livrarias e Papelarias registrou o resultado mais negativo.
Efeitos de calendário contribuíram para o crescimento.
Novembro de 2023 contou com uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que o mesmo mês de 2022. Tradicionalmente, a quinta-feira é um dia mais forte para o comércio. “O mês de novembro foi impactado pela Black Friday. Vimos também o fortalecimento do aumento de vendas ao longo do mês, período apelidado de Black November. As promoções começam no início do mês e seguem até a semana da Cyber Week. Especialmente na sexta-feira, a Black Friday propriamente, o faturamento tem crescido ano após ano” afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo”.
A partir deste mês o ICVA passa a oferecer informações sobre a performance do ecommerce e das vendas presenciais de forma separada em termos nominais. Em novembro, o e-commerce cresceu 5,3% enquanto as vendas presenciais subiram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2022.
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…
Publicado às 19h06 A Positivo Tecnologia (POSI3) informou que o diretor vice-presidente de…
Publicado às 19h05 O Grupo Mateus (GMAT3) inaugurou um supermercado em São Luís (MA).…