Faturamento do Varejo sobe 0,5% em novembro, de acordo com o ICVA 

11 de dezembro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 8h36

 

As vendas no Varejo em novembro de 2023 cresceram 0,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). 

A alta interrompeu sequência de sete meses seguidos de queda. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 4,2%. 

Em um mês marcado pela Black Friday, os macrossetores de Serviços e de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 1,2% e 1,1%, respectivamente. 

Os segmentos que mais se destacaram foram os de Turismo e Transporte e Óticas e Joalheiras. Já o macrossetor de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento. 

Nesse caso, o segmento de Livrarias e Papelarias registrou o resultado mais negativo. 

Efeitos de calendário contribuíram para o crescimento. 

Novembro de 2023 contou com uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que o mesmo mês de 2022. Tradicionalmente, a quinta-feira é um dia mais forte para o comércio. “O mês de novembro foi impactado pela Black Friday. Vimos também o fortalecimento do aumento de vendas ao longo do mês, período apelidado de Black November. As promoções começam no início do mês e seguem até a semana da Cyber Week. Especialmente na sexta-feira, a Black Friday propriamente, o faturamento tem crescido ano após ano” afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo”.

A partir deste mês o ICVA passa a oferecer informações sobre a performance do ecommerce e das vendas presenciais de forma separada em termos nominais. Em novembro, o e-commerce cresceu 5,3% enquanto as vendas presenciais subiram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2022.