Braskem (BRKM5) atualiza sobre o evento geológico de Alagoas

4 de dezembro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 9h47

 

A Braskem (BRKM5) atualizou nesta segunda-feira, 4, as informações com relação ao afundamento do solo Alagoas (‘evento geológico’, como a companhia qualifica o caso). 

Em um comunicado, a petroquímica informou que as atividades de extração de sal-gema da Braskem em Alagoas foram encerradas em maio de 2019. 

Segundo a companhia, desde então, vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal (cavidades), conforme plano e cronograma apresentados às autoridades, e aprovados pela Agência Nacional de Mineração. 

Ainda de acordo com a empresa, as ações do Plano de Fechamento Definitivo para as 35 cavidades já atingiram 70% de avanço e a conclusão está prevista para meados de 2025, conforme detalhamento abaixo: 

(i) 9 cavidades receberam a recomendação de preenchimento com areia. Destas, 5 já tiveram o preenchimento concluído, 3 estão com os trabalhos de preenchimento em andamento e 1 já está pressurizada, indicando não ser mais necessário o preenchimento; 

(ii) 5 cavidades tiveram confirmado o status de autopreenchimento; e 

(iii) 2 cavidades estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sendo que em 7 delas o trabalho já foi concluído. 

“No contexto do monitoramento preventivo do solo que vem sendo realizado desde 2019, foram registrados recentemente microssismos e movimentações de solo atípicas concentrados no local da cavidade 18, tendo a Braskem paralisado preventivamente suas atividades de preenchimento de poços na área, assim como as atividades preparatórias para o início do preenchimento da cavidade 18”, explicou a companhia, destacando que o processo de desocupação preventiva da área se iniciou em dezembro de 2019 e que a área de risco do mapa definida pela Defesa Civil de Maceió está integralmente desocupada. 

A Braskem salientou ainda que, a área de resguardo no bairro do Mutange, onde fica a cavidade 18, já estava desocupada, sem nenhuma pessoa residindo nessa área, desde abril de 2020. 

“Os dados atuais de monitoramento demonstram que a condição de movimentação do solo segue concentrada na área da cavidade 18. Todos os dados estão sendo compartilhados em tempo real com as autoridades, com quem a companhia vem trabalhando em colaboração, prestando todas as informações”, afirmou a Braskem no comunicado.

 

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/IW3uX1ZmnJeDFZuQdaPWYK ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T 

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/BR6UNQlslx9HOzx1cI64Z5

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx