Marisa (AMAR3) contrata empréstimo de R$ 65 milhões com BTG Pactual

26 de outubro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 22h05

 

A Marisa (AMAR3) está de volta ao mercado de crédito bancário. A companhia assinou contrato vinculante com o Banco BTG Pactual (BPAC11) referente à contratação de empréstimo com prazo final de três anos e com valor de até R$ 65 milhões, garantidos por parte dos direitos creditórios de titularidade da companhia oriundos de processo judicial finalizado referente à incidência de ICMS na base de cálculo de PIS e COFINS.

 

“A reabertura do mercado financeiro para a contratação de empréstimo demonstra um reconhecimento concreto dos avanços estruturais que a equipe foi capaz de implementar e, principalmente, da força e resiliência da nossa marca”, afirma João Nogueira Batista, presidente da Marisa.

 

De acordo com o executivo, a companhia continuará a ser proprietária dos direitos creditórios e apenas parte será transformada em precatórios, de tal forma que poderá ainda compensar durante a vigência da operação de crédito, no total, cerca de R$ 85 milhões. Combinado com a operação de crédito ora anunciada, o reforço de capital de giro será de R$ 150 milhões. O desembolso da transação está condicionado ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais. A BR Partners atuou como assessora estratégica e o Lefosse Advogados como assessor jurídico da companhia.

 

O anúncio da volta da Marisa ao mercado de crédito bancário ocorre na esteira de importantes avanços no processo de retomada financeira da companhia. “Os primeiros nove meses deste ano foram marcados por conquistas fundamentais e transformacionais, com a execução de um plano de reestruturação ambicioso e desafiador (adequação do parque de lojas, além da redução em despesas de pessoal e gerais), que já vem apresentando resultados”, comenta Nogueira Batista.

 

Recentemente a Marisa anunciou uma série de novas parcerias para otimização da exploração do seu balcão e ampliação de oferta de serviços para sua clientela, por meio do novo hub de serviços. Anunciou também a parceria com a Credsystem para oferta, em bases exclusivas, de crédito e cartões à sua clientela, eliminando os riscos regulatórios e de mercado inerentes a um negócio em que não é especialista.

 

Simultaneamente, a varejista promoveu uma ampla reformulação organizacional de gestão e de governança, que deverá garantir a consolidação de uma nova cultura de performance. O marco fundamental dessa transformação cultural é a implantação do Centro de Operações Integrado (COI), inaugurado no início de outubro. 

 

Mesmo sem contar com acesso a novos recursos financeiros (exceto para capitalização dos serviços financeiros providos pelos acionistas controladores), a Marisa foi capaz de executar todo o plano proposto, apesar do ambiente de adversidades que o setor de vestuário – e o varejo como um todo – vem enfrentando nos últimos tempos.

 

“Concluímos também as negociações com fornecedores e proprietários de imóveis e, agora, o processo de reforço de capital de giro e de adequação da estrutura de capital em curso coloca a MARISA em condições para entregar não apenas os resultados financeiros no 4º trimestre em linha com cenário projetado pela companhia, mas também o orçamento do exercício do ano que vem, conforme projeções 2024 já divulgadas para o mercado”, garante Nogueira Batista.