BTG avalia impacto da Americanas nos shoppings

17 de janeiro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 14h

 

Em um relatório o BTG Pactual destaca que o impacto da situação da Americanas (AMER3) na receita/EBITDA dos shoppings é “pequeno”.

A varejista está presente em 72% do portfólio de shoppings listados, avalia o banco.

O banco observa que a Aliansce Sonae (ALSO3) possui 41 lojas Americanas (de uma carteira de 52 shoppings ativos); a Iguatemi (IGIT11) tem 9 (de 16 shoppings); a Multiplan (MULT3) tem 14 (de 20 shoppings); e a SYN (SINE3) tem 5 (de 6 shoppings).

O BTG calcula que uma loja típica de shopping da Americanas tem uma Área Bruta Locável (ABL) de 1.000 a 1.500m², o que significa que a varejista provavelmente aluga apenas 2,3% da ABL da Aliansce Sonae; 1,6% da Iguatemi; 1,9% da Multiplan; e 3% da SYN. 

O banco lembra que lojas âncoras como a Americanas costumam ter um custo de ocupação muito baixo em relação às lojas satélites, portanto, apesar de estar presente em muitos shoppings, provavelmente representa cerca de 1% da receita de aluguel. 

“Podemos ver que a Americanas não é muito relevante para os operadores de shoppings listados, representando apenas 1% da receita de aluguel, ou seja, nossa visão do setor permanece inalterada”, escreve o time do BTG em relatório. 

Para a equipe, o setor é “bastante atraente” em termos de valuation, com todas as empresas negociando bem abaixo do NAV (valor patrimonial líquido) e múltiplos de valuation abaixo dos níveis históricos.

No entanto, destaca também que há poucos gatilhos de curto prazo, principalmente após um ano forte de crescimento de vendas, com os desempenhos das ações dependentes principalmente das taxas de juros.

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/IadszMY7kagDer3m6oiKdm

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:https://chat.whatsapp.com/GdFaX9ASTLJ5OLp0V9kPAM

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx