Publicado às 8h45
A Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira, 1, que assinou três acordos com autoridades locais e clientes para estudarem em conjunto o desenvolvimento de complexos industriais (Mega Hubs) no Reino da Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos, e no Sultanato de Omã para produzir produtos de baixo carbono para a indústria siderúrgica.
As partes visam a cooperação no desenvolvimento desses Mega Hubs para produzir hot briquetted iron (HBI) e produtos de aço para suprir ambos os mercados locais e transoceânico, com redução significativa das emissões de CO2.
“A produção de HBI com utilização de gás natural emite aproximadamente 60% menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa através da rota integrada BF-BOF. No futuro, a substituição de gás natural por hidrogênio e a utilização de energia renovável poderão eliminar as emissões de CO2”, explicou a mineradora.
Segundo o comunicado, espera-se que a Vale construa e opere as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro nos hubs, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade; que os parceiros locais promovam a construção da infraestrutura logística necessária; e que os investidores e/ou clientes construam e operem as plantas de redução direta e sejam os compradores de HBI para os mercados de exportação e doméstico.
Esses Mega Hubs devem abastecer diferentes mercados em todo o mundo, apoiando a descarbonização da indústria siderúrgica.
O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, afirmou: “nós estamos muito satisfeitos em anunciar essas parcerias, que nós acreditamos que serão chave para apoiar a descarbonização da indústria siderúrgica. Com essa iniciativa, a Vale vai garantir a disponibilidade de produtos aglomerados de alta qualidade e promover a expansão da indústria do aço com baixa emissão de CO2”.
Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de ferrosos da Vale, destacou: “nós vemos um grande potencial na rota de redução direta, com a demanda transoceânica por esses produtos aglomerados de alta qualidade crescendo 100 Mt nos próximos 15-20 anos. Nós devemos estruturalmente aumentar nossa oferta desses produtos aglomerados de grande valor nos próximos anos, melhorando o valor do nosso portfólio de produto. Nós acreditamos fortemente que o Oriente Médio, com seus preços competitivos de energia, localização estratégica e a mentalidade empreendedora, tem um conjunto único de condições para desenvolver com sucesso os hubs integrados”.
A iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035.
Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção a mineração sustentável.
Sobre os acordos assinados
Whatsapp:
Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/Jr866y3iGDhC53uuEd8GuR
Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:
https://chat.whatsapp.com/Bl9T81NlyIm0hm2zhTKh57
Telegram
Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…