Vale assina acordos para desenvolver Mega Hubs no Oriente Médio

1 de novembro de 2022 Por Redação

 

Publicado às 8h45

 

A Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira, 1, que assinou três acordos com autoridades locais e clientes para estudarem em conjunto o desenvolvimento de complexos industriais (Mega Hubs) no Reino da Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos, e no Sultanato de Omã para produzir produtos de baixo carbono para a indústria siderúrgica. 

As partes visam a cooperação no desenvolvimento desses Mega Hubs para produzir hot briquetted iron (HBI) e produtos de aço para suprir ambos os mercados locais e transoceânico, com redução significativa das emissões de CO2. 

“A produção de HBI com utilização de gás natural emite aproximadamente 60% menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa através da rota integrada BF-BOF. No futuro, a substituição de gás natural por hidrogênio e a utilização de energia renovável poderão eliminar as emissões de CO2”, explicou a mineradora. 

Segundo o comunicado, espera-se que a Vale construa e opere as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro nos hubs, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade; que os parceiros locais promovam a construção da infraestrutura logística necessária; e que os investidores e/ou clientes construam e operem as plantas de redução direta e sejam os compradores de HBI para os mercados de exportação e doméstico. 

Esses Mega Hubs devem abastecer diferentes mercados em todo o mundo, apoiando a descarbonização da indústria siderúrgica. 

O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, afirmou: “nós estamos muito satisfeitos em anunciar essas parcerias, que nós acreditamos que serão chave para apoiar a descarbonização da indústria siderúrgica. Com essa iniciativa, a Vale vai garantir a disponibilidade de produtos aglomerados de alta qualidade e promover a expansão da indústria do aço com baixa emissão de CO2”. 

Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de ferrosos da Vale, destacou: “nós vemos um grande potencial na rota de redução direta, com a demanda transoceânica por esses produtos aglomerados de alta qualidade crescendo 100 Mt nos próximos 15-20 anos. Nós devemos estruturalmente aumentar nossa oferta desses produtos aglomerados de grande valor nos próximos anos, melhorando o valor do nosso portfólio de produto. Nós acreditamos fortemente que o Oriente Médio, com seus preços competitivos de energia, localização estratégica e a mentalidade empreendedora, tem um conjunto único de condições para desenvolver com sucesso os hubs integrados”. 

A iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. 

Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção a mineração sustentável.

Sobre os acordos assinados 

  • Em 26 de outubro de 2022, a Vale assinou um Memorando de Entendimento com o Saudi Arabia’s National Industrial Development Center (NIDC) para estudar em conjunto o desenvolvimento de Mega Hub na cidade industrial Ras Al Khair. Sob a tutela do Ministério da Indústria e Recursos Minerais, o NIDC é responsável por estabelecer relações com as principais organizações industriais, impulsionando o desenvolvimento industrial do Reino da Arábia Saudita, sendo líder de pensamento e referência para o setor industrial local, apoiando a liderança econômica e técnica no Reino. 
  • Em 27 de outubro de 2022, a Vale assinou um Memorando de Entendimento com Emirates Steel Arkan (“ESA”) para estudarem em conjunto o desenvolvimento de Mega Hub na Zona Econômica de Khalifa em Abu Dhabi (KEZAD). ESA é uma sociedade anônima e a maior produtora de aço e materiais de construção dos Emirados Árabes Unidos. O Grupo abastece os mercados doméstico e internacional com produtos acabados de aço de alta qualidade como fio-máquina, vergalhões, perfis pesados e estacas de chapa fina. Além disso, o Grupo produz cimento premium, blocos, tubos, e argamassa seca, criando um portfólio único para os setores de construção e manufatura. O Grupo desempenha papel importante ao contribuir para a diversificação da economia dos Emirados Árabes Unidos em linha com a estratégia industrial dos UAE “Operation 300 bn” e a Abu Dhabi Economic Vision 2030. Através do SENAAT, a Emirates Steel Arkan é parte do ADQ, uma das maiores empresas holding da região com um vasto portfólio de grandes empresas abrangendo setores chave da economia diversificada de Abu Dhabi. 
  • Em 30 de outubro de 2022, a Vale assinou um Memorando de Cooperação com o Ministério do Comércio, da Indústria e Promoção do Investimento do Sultanato de Omã para estudarem em conjunto o desenvolvimento de Mega Hub na Zona Econômica Especial em Duqm.

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/Jr866y3iGDhC53uuEd8GuR

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/Bl9T81NlyIm0hm2zhTKh57

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx