Publicado às 13h
Em um relatório sobre o resultado da Randon (RAPT4), assinado por Flávia Ozawa e Felipe Ruppenthal, a Eleven destaca que o desempenho foi consistente em momento de pressão sobre custos.
O primeiro trimestre de 2022 foi de crescimento em receita com a recomposição de preços com aumento da pressão inflacionária sobre insumos e matéria-prima e bom volume de vendas, ressaltam.
A avaliação é que iniciativas internas para ganho de produtividade contribuíram para margem EBITDA “consistente” em momento de aumento da pressão sobre custos e despesas.
“De forma geral, a companhia segue beneficiada por um contexto positivo para suas principais linhas de produtos”, escrevem.
No trimestre, a Randon alcançou receita líquida de R$ 2,5 bilhões (+29,4% a/a).
“No entanto, a companhia já vê o desaquecimento de alguns segmentos devido ao aumento do custo de financiamento e deterioração do poder de compra da população”, afirmam.
A Eleven salienta que um dos principais pontos de preocupação para o setor, o aumento da pressão inflacionária sobre insumos, matéria-prima e fretes, pressionou a margem EBITDA do trimestre de 16,2% (-2,0 p.p. vs. 1T21, -0,6 p.p. vs. consenso e 0,9 p.p. vs. Eleven).
De acordo com o relatório, apesar da ligeira queda na comparação anual, a margem está ligeiramente acima do guidance de 2022 dado pela companhia, que prevê uma margem EBITDA consolidada para o ano entre 13% e 16%.
“Considerando a dinâmica apresentada e o resultado em linha com nossas estimativas, mantemos inalterada nossa visão construtiva para Randon e a recomendação de compra”, afirma a equipe, ressaltando que as ações negociam a um múltiplo EV/EBITDA 2022 de 4,8x, mostrando um desconto considerável em relação ao histórico de 7,2x.
“No médio prazo, nossa expectativa segue positiva, baseada em: (i) ritmo forte do mercado de implementos, impulsionado pelo agronegócio, transporte de bens industriais e e-commerce aliado à expansão da capacidade produtiva da companhia, (ii) câmbio favorável às exportações, (iii) retomada do mercado de reposição, cuja exposição do grupo ao segmento aumentou com a aquisição da Nakata, (iv) resiliência nas vendas de caminhões, (v) retomada da demanda por implementos ferroviários e (vi) esforços para inovação e aumento da automação”, informa o relatório.
De acordo com a Eleven, as principais vantagens competitivas da companhia são: foco na diferenciação por qualidade e capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias a partir de um comprometimento com P&D e uso do Centro de Testes das empresas Randon, oferta de serviços de pós-vendas para reforçar a fidelização, amplo portfólio de produtos, força e reconhecimento da marca e oferta própria de crédito aos clientes.
No relatório a Eleven informa no relatório que o preço-alvo é de R$ 25 para o final de 2022, obtido através da metodologia de fluxo de caixa descontado para a firma com WACC nominal de 9,5% e crescimento nominal na perpetuidade de 5,5%.
Para a time da Eleven, o principal risco para a Randon é a continuação do aumento da pressão inflacionária sobre insumos e matéria-prima, de forma a comprometer as margens operacionais da companhia e até mesmo o movimento de recuperação dos seus mercados de atuação.
“Por se tratar de uma parte relevante dos custos da companhia, oscilações abruptas de preço podem afetar a capacidade da companhia de manter um nível operacional adequado”, destaca o relatório.
Importante:
O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/HpxC8I2vsbZGDPkiBPuyMk
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Publicado às 7h56 Bolsas, petróleo e bitcoin (7h55) Alemanha (DAX): -0,08% Londres (FTSE…
Publicado às 21h13 Eventos no radar do mercado nesta semana Semana mais curta…
Publicado às 17h30 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 11h41 Estudo de ações da Bolsa Assista ao estudo do Ibovespa,…
Publicado às 1h04 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4,…