Eleven sobre Randon: ‘desempenho consistente em momento de pressão sobre custos’

13 de maio de 2022 Por Redação

 

Publicado às 13h

 

Em um relatório sobre o resultado da Randon (RAPT4), assinado por Flávia Ozawa e Felipe Ruppenthal, a Eleven destaca que o desempenho foi consistente em momento de pressão sobre custos. 

O primeiro trimestre de 2022 foi de crescimento em receita com a recomposição de preços com aumento da pressão inflacionária sobre insumos e matéria-prima e bom volume de vendas, ressaltam.

A avaliação é que iniciativas internas para ganho de produtividade contribuíram para margem EBITDA “consistente” em momento de aumento da pressão sobre custos e despesas. 

“De forma geral, a companhia segue beneficiada por um contexto positivo para suas principais linhas de produtos”, escrevem. 

No trimestre, a Randon alcançou receita líquida de R$ 2,5 bilhões (+29,4% a/a). 

“No entanto, a companhia já vê o desaquecimento de alguns segmentos devido ao aumento do custo de financiamento e deterioração do poder de compra da população”, afirmam. 

A Eleven salienta que um dos principais pontos de preocupação para o setor, o aumento da pressão inflacionária sobre insumos, matéria-prima e fretes, pressionou a margem EBITDA do trimestre de 16,2% (-2,0 p.p. vs. 1T21, -0,6 p.p. vs. consenso e 0,9 p.p. vs. Eleven). 

De acordo com o relatório, apesar da ligeira queda na comparação anual, a margem está ligeiramente acima do guidance de 2022 dado pela companhia, que prevê uma margem EBITDA consolidada para o ano entre 13% e 16%. 

“Considerando a dinâmica apresentada e o resultado em linha com nossas estimativas, mantemos inalterada nossa visão construtiva para Randon e a recomendação de compra”, afirma a equipe, ressaltando que as ações negociam a um múltiplo EV/EBITDA 2022 de 4,8x, mostrando um desconto considerável em relação ao histórico de 7,2x. 

“No médio prazo, nossa expectativa segue positiva, baseada em: (i) ritmo forte do mercado de implementos, impulsionado pelo agronegócio, transporte de bens industriais e e-commerce aliado à expansão da capacidade produtiva da companhia, (ii) câmbio favorável às exportações, (iii) retomada do mercado de reposição, cuja exposição do grupo ao segmento aumentou com a aquisição da Nakata, (iv) resiliência nas vendas de caminhões, (v) retomada da demanda por implementos ferroviários e (vi) esforços para inovação e aumento da automação”, informa o relatório. 

Vantagens competitivas

De acordo com a Eleven, as principais vantagens competitivas da companhia são: foco na diferenciação por qualidade e capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias a partir de um comprometimento com P&D e uso do Centro de Testes das empresas Randon, oferta de serviços de pós-vendas para reforçar a fidelização, amplo portfólio de produtos, força e reconhecimento da marca e oferta própria de crédito aos clientes. 

Valuation

No relatório a Eleven informa no relatório que o preço-alvo é de R$ 25 para o final de 2022, obtido através da metodologia de fluxo de caixa descontado para a firma com WACC nominal de 9,5% e crescimento nominal na perpetuidade de 5,5%. 

Principais riscos

Para a time da Eleven, o principal risco para a Randon é a continuação do aumento da pressão inflacionária sobre insumos e matéria-prima, de forma a comprometer as margens operacionais da companhia e até mesmo o movimento de recuperação dos seus mercados de atuação. 

“Por se tratar de uma parte relevante dos custos da companhia, oscilações abruptas de preço podem afetar a capacidade da companhia de manter um nível operacional adequado”, destaca o relatório.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/HpxC8I2vsbZGDPkiBPuyMk

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A