Mundo business

Por que os bancos com negócios agrários precisam das soluções de análise de imagens satelitais?

 

 

A agricultura é um dos setores econômicos mais importantes da América Latina. O Brasil, com suas terras extensas, o clima soleado e recursos naturais abundantes, certamente não é exceção. O setor agrícola representa mais de quatro por cento anual do produto interno bruto do Brasil e cria um nove por cento do emprego total no país.

Os maiores bancos do Brasil oferecem empréstimos especiais para agronegócios, ajudando a amenizar o golpe de operar na economia atingida pelo coronavírus que deixou outros setores oscilando. A atividade agrícola não foi tão afetada pela pandemia quanto outros setores no Brasil, subindo 0,4% no segundo trimestre, enquanto a economia geral caiu 9,7% por ano, mostrando o pior desempenho trimestral desde 1996, quando a agência de estatísticas do país começou a recolher os dados. Embora a demanda pelos empréstimos bancários tenha diminuído na maioria dos setores, o desembolso total de novos empréstimos ao agronegócio aumentou 9,82% por ano, atingindo 42,64 bilhões de reais no segundo trimestre, o que contrasta com a queda de 4,92% observada nos desembolsos totais de empréstimos.

Mesmo nos tempos anteriores à crise do Covid-2019, a agricultura, geralmente, era considerada mais arriscada do que a indústria ou o comércio. Assim, não é surpreendente que os projetos de empréstimos agrícolas mostraram um desembolso bastante modesto.  São muitos os fatores que podem influenciar a produtividade agrária: clima, pragas, doenças de plantas causadas por bactérias e outras calamidades naturais afetam o rendimento das colheitas. Tais riscos são maiores para os agricultores envolvidos na monocultura de plantas particularmente sensíveis ao uso correto de insumos de alta qualidade ou ao momento da colheita. O risco na agricultura também pode ser atribuído aos agricultores que buscam aumentar sua renda por meio de estratégias de cultivo de maior risco e maior retorno.

Para complicar o cenário cabe destacar que a tomada de decisão na agricultura não é uma ciência exata; depende de muitas variáveis que mudam de ano para ano estando fora do controle dos agricultores.

As tecnologias satelitais projetadas para facilitar o trabalho de bancos credores

O principal desafio dos bancos orientados para a agricultura é uma precisa avaliação de riscos capaz de reduzir a inadimplência de crédito. Eles precisam definir se os clientes – pequenos produtores, cooperatіvas agrícolas e agronegócios – são elegíveis para receber um empréstіmo. Em outras palavras, os bancos analisam todos os documentos disponíveis relacionados à fazenda para entender a capacidade de rendіmento de uma terra e garantir que um mutuárіo não deixe de pagar uma dívida.

Às vezes, para verіficar as informações contidas nos documentos ou complementá-las com os dados ausentes, os bancos precisam enviar olheiros para verificar fіsicamente os campos. É uma tarefa bastante meticulosa e demorada, exigindo bastantes horas de trabalho e esforço. No entanto, as tecnologіas satelitais estão projetadas para facilіtar signifіcativamente esse trabalho! Com plataformas de monitoramento de safras como a nossa, os funcіonárіos do banco podem acessar rapidamente os dados históricos de uma fazenda, avaliar a produtividade do campo, fazer previsões da safra e oferecer condіções de empréstimo com base nos dados recebidos. Também podemos fazer projetos personalizados de previsão de rendimento de um campo e mesmo ao nível de país para ajudar os bancos a realіzar avaliações de riscos mais precisas e reduzir a porcentagem de inadimplentes.

Que problemas têm  os bancos ao trabalhar com dados?

Os principais problemas dos bancos podem ser resumidos ao seguinte:

  • Risco de inadimplência de crédito — sempre existe a probabilidade de um agricultor deixar de fazer pagamentos ou quebrar as obrigações de pagamento;
  • Falta de transparência – os clientes podem fornecer documentos falsos sobre seus rendimentos e lucros, dificultando o processo de concessão do empréstimo;
  • Dados insuficientes para uma avaliação adequada – sem informações abrangentes do passado e do presente, é muito difícil realizar uma avaliação íntegra da fazenda;
  • Pesquisa demorada – às vezes é a única maneira de os bancos coletarem informações confiáveis;
  • Necessidade de metodologias modernas para análise de riscos — a abordagem tradicional de avaliação de riscos deve agora ser substituída por formas mais inteligentes e rápidas de acompanhar o negócio;
  • Previsão de receita — a previsão de rendimentos pode dar aos bancos a premissa que a fazenda terá receitas suficientes para devolver empréstimo.

Os bancos credores, que planejam desenvolver seu negócio com as entidades agrícolas, para melhorar a avaliação de riscos com muitas variáveis, que mudam de ano para ano, às vezes estando fora do controle dos agricultores, devem considerar uma parceria a longo prazo com as empresas que desenvolvem as plataformas agrícolas com tecnologias satelitais e análise de dados pela inteligência artificial.

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Rápidas: Casas Bahia, Vale, Petrobras, Bradespar, Telefônica Brasil, Trisul

Publicado às 10h58 Atualizado às 11h08   Ibovespa Às 11h07 o Ibovespa tinha valorização de…

29 de abril de 2024

Petrobras e Abiquim assinam protocolo de intenções para avaliar oportunidades na área de Gás e Energia

  Publicado às 10h30   A Petrobras (PETR3, PETR4) assinou um protocolo de intenções com…

29 de abril de 2024

Vale (VALE3) esclarece sobre proposta de acordo

  Publicado às 9h20   Em um fato relevante enviado ao mercado nesta segunda-feira, 29,…

29 de abril de 2024

Ibovespa futuro, dólar e notícias de empresas da Bolsa

  Publicado às 9h19 Atualizado as 9h47   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro operava entre…

29 de abril de 2024

GQG Partners altera participação acionária no Itaú (ITUB4)

  Publicado às 8h44   A gestora americana GQG Partners LLC alterou a participação que…

29 de abril de 2024

Mercados nesta segunda, minério, petróleo, notícias de empresas da Bolsa e outros destaques

  Publicado às 7h51   Bolsas, petróleo e bitcoin (7h50) Alemanha (DAX): -0,01%  Londres (FTSE…

29 de abril de 2024