Por que os bancos com negócios agrários precisam das soluções de análise de imagens satelitais?

19 de abril de 2022 Por Redação

 

 

A agricultura é um dos setores econômicos mais importantes da América Latina. O Brasil, com suas terras extensas, o clima soleado e recursos naturais abundantes, certamente não é exceção. O setor agrícola representa mais de quatro por cento anual do produto interno bruto do Brasil e cria um nove por cento do emprego total no país.

Os maiores bancos do Brasil oferecem empréstimos especiais para agronegócios, ajudando a amenizar o golpe de operar na economia atingida pelo coronavírus que deixou outros setores oscilando. A atividade agrícola não foi tão afetada pela pandemia quanto outros setores no Brasil, subindo 0,4% no segundo trimestre, enquanto a economia geral caiu 9,7% por ano, mostrando o pior desempenho trimestral desde 1996, quando a agência de estatísticas do país começou a recolher os dados. Embora a demanda pelos empréstimos bancários tenha diminuído na maioria dos setores, o desembolso total de novos empréstimos ao agronegócio aumentou 9,82% por ano, atingindo 42,64 bilhões de reais no segundo trimestre, o que contrasta com a queda de 4,92% observada nos desembolsos totais de empréstimos.

Mesmo nos tempos anteriores à crise do Covid-2019, a agricultura, geralmente, era considerada mais arriscada do que a indústria ou o comércio. Assim, não é surpreendente que os projetos de empréstimos agrícolas mostraram um desembolso bastante modesto.  São muitos os fatores que podem influenciar a produtividade agrária: clima, pragas, doenças de plantas causadas por bactérias e outras calamidades naturais afetam o rendimento das colheitas. Tais riscos são maiores para os agricultores envolvidos na monocultura de plantas particularmente sensíveis ao uso correto de insumos de alta qualidade ou ao momento da colheita. O risco na agricultura também pode ser atribuído aos agricultores que buscam aumentar sua renda por meio de estratégias de cultivo de maior risco e maior retorno.

Para complicar o cenário cabe destacar que a tomada de decisão na agricultura não é uma ciência exata; depende de muitas variáveis que mudam de ano para ano estando fora do controle dos agricultores.

As tecnologias satelitais projetadas para facilitar o trabalho de bancos credores

O principal desafio dos bancos orientados para a agricultura é uma precisa avaliação de riscos capaz de reduzir a inadimplência de crédito. Eles precisam definir se os clientes – pequenos produtores, cooperatіvas agrícolas e agronegócios – são elegíveis para receber um empréstіmo. Em outras palavras, os bancos analisam todos os documentos disponíveis relacionados à fazenda para entender a capacidade de rendіmento de uma terra e garantir que um mutuárіo não deixe de pagar uma dívida.

Às vezes, para verіficar as informações contidas nos documentos ou complementá-las com os dados ausentes, os bancos precisam enviar olheiros para verificar fіsicamente os campos. É uma tarefa bastante meticulosa e demorada, exigindo bastantes horas de trabalho e esforço. No entanto, as tecnologіas satelitais estão projetadas para facilіtar signifіcativamente esse trabalho! Com plataformas de monitoramento de safras como a nossa, os funcіonárіos do banco podem acessar rapidamente os dados históricos de uma fazenda, avaliar a produtividade do campo, fazer previsões da safra e oferecer condіções de empréstimo com base nos dados recebidos. Também podemos fazer projetos personalizados de previsão de rendimento de um campo e mesmo ao nível de país para ajudar os bancos a realіzar avaliações de riscos mais precisas e reduzir a porcentagem de inadimplentes.

Que problemas têm  os bancos ao trabalhar com dados?

Os principais problemas dos bancos podem ser resumidos ao seguinte:

  • Risco de inadimplência de crédito — sempre existe a probabilidade de um agricultor deixar de fazer pagamentos ou quebrar as obrigações de pagamento;
  • Falta de transparência – os clientes podem fornecer documentos falsos sobre seus rendimentos e lucros, dificultando o processo de concessão do empréstimo;
  • Dados insuficientes para uma avaliação adequada – sem informações abrangentes do passado e do presente, é muito difícil realizar uma avaliação íntegra da fazenda;
  • Pesquisa demorada – às vezes é a única maneira de os bancos coletarem informações confiáveis;
  • Necessidade de metodologias modernas para análise de riscos — a abordagem tradicional de avaliação de riscos deve agora ser substituída por formas mais inteligentes e rápidas de acompanhar o negócio;
  • Previsão de receita — a previsão de rendimentos pode dar aos bancos a premissa que a fazenda terá receitas suficientes para devolver empréstimo.

Os bancos credores, que planejam desenvolver seu negócio com as entidades agrícolas, para melhorar a avaliação de riscos com muitas variáveis, que mudam de ano para ano, às vezes estando fora do controle dos agricultores, devem considerar uma parceria a longo prazo com as empresas que desenvolvem as plataformas agrícolas com tecnologias satelitais e análise de dados pela inteligência artificial.