Mundo business

Estudo da Betway aposta em faturamento de US$ 170 bilhões com turismo no Rio de Janeiro em 2022

 

 

 

Os últimos dois anos foram complicados para o setor do turismo, que teve um prejuízo global na casa dos US$ 4 trilhões neste período. Entretanto, em 2022, as perspectivas são diferentes, como mostra o levantamento feito pela Betway. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem uma projeção de lucro, durante a alta temporada, de US$ 170 bilhões. Além disso, a criação de postos de trabalho também deve bater recordes. Um dos motivos é o aumento do turismo residencial, nome dado para a pessoa que troca uma viagem longa para conhecer os pontos turísticos da região onde mora.

Todos esses números foram analisados no início deste ano, como mostra o artigo especial do blog Betway Insider. A ideia é mostrar como o setor do turismo tem crescido no Brasil, principalmente após a crise enfrentada. O Rio de Janeiro surge como um dos destaques no levantamento, principalmente pelo baixo custo oferecido aos turistas locais. A cidade carioca foi comparada com outros dois grandes centros urbanos, Nova York e Tóquio, e chamou a atenção pelos preços acessíveis para comer em restaurantes, visitar locais e realizar atividades ao ar livre.

Na comparação com Tóquio, por exemplo, o Rio de Janeiro pode ser até quatro vezes mais barato quando estamos falando de passeios turísticos. Um carioca despende apenas US$ 15 para conhecer alguns pontos, enquanto um japonês deverá oferecer mais de US$ 60 para visitar alguns pontos interessantes. Essa disparidade acontece pela quantidade de pontos turísticos gratuitos no RJ, como as praias do Arpoador, a Escadaria Selarón e o Parque Lage. No país asiático, os custos para visitar o Museu Nacional de Tóquio são de US$ 5,60 por pessoa.

Essa diferença explica a expectativa econômica com o turismo no Rio de Janeiro em 2022, com a projeção de um lucro de US$ 171,9 bilhões, além de 500 mil postos de trabalho criados. Esse valor deve vir de muitos turistas cariocas, pois a cidade se mostrou aberta e acessível para esse turismo residencial. Em comparação com outras cidades, como aponta o artigo feito pela equipe da Betway, site de caça-níqueis online, o RJ tem atividades que são mais abertas para todos.

NY também se destaca

Apesar de ser mais cara que o Rio de Janeiro, a cidade de Nova York tem visto o turismo local crescer rapidamente. No ano passado, cerca de 19 milhões de norte-americanos e pessoas que moram na região visitaram alguns pontos turísticos da Big Apple. A projeção para 2022 é que esse número chegue a 30 milhões, o que seria positivo para todos. Afinal, a economia do turismo volta a girar, e as pessoas conseguem realizar viagens mais baratas.

Essa ideia é tão promissora que as cidades começaram a criar campanhas de publicidade voltadas para o turismo residencial. No meio do ano passado, por exemplo, a prefeitura de NY investiu US$ 30 milhões na campanha “It’s Time for New York City”. A ideia é mostrar que a cidade tem muito a oferecer, seja para algum visitante estrangeiro ou então para o turista local. É uma nova forma de observar o turismo, e os resultados vamos conhecer melhor no final deste ano.

O único empecilho da cidade norte-americana pode ser o alto custo, principalmente em comparação com o Rio de Janeiro e Tóquio. Em um simples final de semana, uma pessoa precisaria desembolsar mais de US$ 280 para conhecer alguns pontos turísticos famosos, como o Empire State Building, o Museu Metropolitan e outros locais. Um valor que pode não ser acessível para todos os moradores de Nova York.

Mais acessível

A ideia de um turismo mais acessível é o ponto principal dessa mudança no setor. Um morador pode economizar bastante ao evitar uma viagem longa de avião ou de ônibus, principalmente durante a crise que afetou todo o mundo desde 2020. Essa alternativa mostra como será o futuro, onde as pessoas vão dar mais valor para os locais próximos.

Esse levantamento feito pela Betway é importante para entender que o Rio de Janeiro tem um grande potencial com essa história. Os valores mais acessíveis podem chamar a atenção dos moradores, assim como das pessoas que costumavam desembolsar mais dinheiro para viajar até o exterior. A experiência no Rio pode ser até mais divertida, principalmente se a pessoa gostar de atividades perto da natureza.

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h41   Eventos no radar do mercado nesta semana  B3 não funciona…

22 de dezembro de 2024

BB, Petrobras, Copel, Cemig, BR Partners e outras companhias pagam provento esta semana. Confira:

  Publicado às 17h34   Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…

22 de dezembro de 2024

Notícia da Positivo, Gafisa, Eletrobras, Telefônica, Oi, JHSF, Banco ABC, BB Seguridade e de outras companhias

  Publicado às 10h16   Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…

22 de dezembro de 2024

Estudo do Ibov, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3 e de Mrve3

  Publicado às 23h20   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…

22 de dezembro de 2024

CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo

Publicado às 19h09   Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…

21 de dezembro de 2024