Estudo da Betway aposta em faturamento de US$ 170 bilhões com turismo no Rio de Janeiro em 2022

28 de fevereiro de 2022 Por Redação

 

 

 

Os últimos dois anos foram complicados para o setor do turismo, que teve um prejuízo global na casa dos US$ 4 trilhões neste período. Entretanto, em 2022, as perspectivas são diferentes, como mostra o levantamento feito pela Betway. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem uma projeção de lucro, durante a alta temporada, de US$ 170 bilhões. Além disso, a criação de postos de trabalho também deve bater recordes. Um dos motivos é o aumento do turismo residencial, nome dado para a pessoa que troca uma viagem longa para conhecer os pontos turísticos da região onde mora.

Todos esses números foram analisados no início deste ano, como mostra o artigo especial do blog Betway Insider. A ideia é mostrar como o setor do turismo tem crescido no Brasil, principalmente após a crise enfrentada. O Rio de Janeiro surge como um dos destaques no levantamento, principalmente pelo baixo custo oferecido aos turistas locais. A cidade carioca foi comparada com outros dois grandes centros urbanos, Nova York e Tóquio, e chamou a atenção pelos preços acessíveis para comer em restaurantes, visitar locais e realizar atividades ao ar livre.

Na comparação com Tóquio, por exemplo, o Rio de Janeiro pode ser até quatro vezes mais barato quando estamos falando de passeios turísticos. Um carioca despende apenas US$ 15 para conhecer alguns pontos, enquanto um japonês deverá oferecer mais de US$ 60 para visitar alguns pontos interessantes. Essa disparidade acontece pela quantidade de pontos turísticos gratuitos no RJ, como as praias do Arpoador, a Escadaria Selarón e o Parque Lage. No país asiático, os custos para visitar o Museu Nacional de Tóquio são de US$ 5,60 por pessoa.

Essa diferença explica a expectativa econômica com o turismo no Rio de Janeiro em 2022, com a projeção de um lucro de US$ 171,9 bilhões, além de 500 mil postos de trabalho criados. Esse valor deve vir de muitos turistas cariocas, pois a cidade se mostrou aberta e acessível para esse turismo residencial. Em comparação com outras cidades, como aponta o artigo feito pela equipe da Betway, site de caça-níqueis online, o RJ tem atividades que são mais abertas para todos.

NY também se destaca

Apesar de ser mais cara que o Rio de Janeiro, a cidade de Nova York tem visto o turismo local crescer rapidamente. No ano passado, cerca de 19 milhões de norte-americanos e pessoas que moram na região visitaram alguns pontos turísticos da Big Apple. A projeção para 2022 é que esse número chegue a 30 milhões, o que seria positivo para todos. Afinal, a economia do turismo volta a girar, e as pessoas conseguem realizar viagens mais baratas.

Essa ideia é tão promissora que as cidades começaram a criar campanhas de publicidade voltadas para o turismo residencial. No meio do ano passado, por exemplo, a prefeitura de NY investiu US$ 30 milhões na campanha “It’s Time for New York City”. A ideia é mostrar que a cidade tem muito a oferecer, seja para algum visitante estrangeiro ou então para o turista local. É uma nova forma de observar o turismo, e os resultados vamos conhecer melhor no final deste ano.

O único empecilho da cidade norte-americana pode ser o alto custo, principalmente em comparação com o Rio de Janeiro e Tóquio. Em um simples final de semana, uma pessoa precisaria desembolsar mais de US$ 280 para conhecer alguns pontos turísticos famosos, como o Empire State Building, o Museu Metropolitan e outros locais. Um valor que pode não ser acessível para todos os moradores de Nova York.

Mais acessível

A ideia de um turismo mais acessível é o ponto principal dessa mudança no setor. Um morador pode economizar bastante ao evitar uma viagem longa de avião ou de ônibus, principalmente durante a crise que afetou todo o mundo desde 2020. Essa alternativa mostra como será o futuro, onde as pessoas vão dar mais valor para os locais próximos.

Esse levantamento feito pela Betway é importante para entender que o Rio de Janeiro tem um grande potencial com essa história. Os valores mais acessíveis podem chamar a atenção dos moradores, assim como das pessoas que costumavam desembolsar mais dinheiro para viajar até o exterior. A experiência no Rio pode ser até mais divertida, principalmente se a pessoa gostar de atividades perto da natureza.