Finanças pessoais

Saiba por que cuidar bem do seu dinheiro pode melhorar sua saúde

 

 

 

Ter uma vida financeira saudável é tão importante quanto ter boa saúde física e mental. E isso não deveria ser novidade para ninguém. Afinal, em tempos de crise, grande parte da população se vê envolvida em momentos de estresse, angústia e medo, potencializados pela falta de emprego e de dinheiro.

Além disso, com a vida financeira desorganizada, as dívidas e os boletos se acumulam, os juros atormentam e é difícil enxergar uma saída a curto prazo para a solução dos problemas e a realização dos sonhos.

Com isso, as pessoas acabam recorrendo a horas de trabalho exaustivas e, muitas vezes, muito mal remuneradas, ou a empréstimos que apenas pioram o cenário. O resultado não poderia ser outro: problemas de saúde física, mental e uma piora devastadora na qualidade de vida.

De acordo com os especialistas, a saída para evitar isso é aprender como cuidar do dinheiro. Ou seja, administrar o orçamento pessoal é muito menos sobre o quanto você ganha e muito mais sobre como você gasta o que tem.

E o fato é que quando você consegue organizar o seu orçamento, monitorar os gastos e investir no que de fato é necessário, fica mais difícil cair em ciladas e se endividar e mais fácil se livrar das preocupações.

É o que provam os dados coletados pelo portal Saudável e Forte, que apontam que pessoas que colocaram as finanças em dia conquistaram uma rotina mais leve, tranquila e saudável.

Mas os benefícios de se ter uma vida financeira estável vão além. Confira a seguir:

Permite planejar o futuro: Ao controlar o seu orçamento – o que pode ser feito com anotações de tudo o que você gasta, por exemplo – e fazer alguns sacrifícios é possível economizar e até planejar o futuro, com o objetivo de realizar sonhos e fazer bons investimentos.

Melhora a qualidade de vida: Com a vida financeira estável, sem dívidas, você terá mais tempo para investir no que te faz feliz, seja um hobbie seja passar momentos de lazer com amigos e família ao invés de ter que trabalhar ainda mais.

Reduz o estresse e a ansiedade: Nada mais desesperador do que não ter dinheiro para pagar as contas e manter a casa. Pior ainda quando é preciso pagar juros de empréstimos e do cartão de crédito. Por isso, o ideal é, sempre que possível, juntar dinheiro para pagar à vista. Assim, o estresse e a ansiedade não têm vez.

Evita problemas de saúde: Estresse e ansiedade podem virar doença mental e física. Sendo assim, ao planejar bem o seu orçamento até mesmo a sua saúde ficará protegida.

Traz mais felicidade: Por fim, com as contas em dia, é possível sanar as necessidades básicas de alimentação, moradia, segurança e saúde. E o reflexo imediato disso é o sentimento de segurança, de paz e de felicidade.

Published by
Redação

Recent Posts

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h41   Eventos no radar do mercado nesta semana  B3 não funciona…

22 de dezembro de 2024

BB, Petrobras, Copel, Cemig, BR Partners e outras companhias pagam provento esta semana. Confira:

  Publicado às 17h34   Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…

22 de dezembro de 2024

Notícia da Positivo, Gafisa, Eletrobras, Telefônica, Oi, JHSF, Banco ABC, BB Seguridade e de outras companhias

  Publicado às 10h16   Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…

22 de dezembro de 2024

Estudo do Ibov, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3 e de Mrve3

  Publicado às 23h20   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…

22 de dezembro de 2024

CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo

Publicado às 19h09   Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…

21 de dezembro de 2024