Finanças pessoais

Os primeiros passos para começar a cuidar bem do seu dinheiro

 

 

Você sabia que para cuidar bem do seu dinheiro você necessita muito mais de organização e mudanças de hábitos, do que cálculos difíceis e inúmeras tabelas? Os primeiros passos são: não gastar mais do que ganha, possuir um bom controle financeiro, criar uma boa reserva de emergência e gastar somente quando for necessário, nunca por impulso.

Essas dicas são simples, mas nem sempre fáceis de colocar em prática. E é por conta disso que escrevemos este texto. Vamos explicar o passo a passo para que você possa cuidar bem do seu dinheiro e deixar a sua saúde financeira em equilíbrio.

Educação Financeira deveria ser aprendida na infância

A maioria das famílias, muitas vezes pela falta de informação, peca ao não apresentar educação financeira aos filhos. Sendo que a simples tarefa de adotar um cofrinho para guardar moedas é uma excelente ideia. Os pais podem ensinar que para ter um brinquedo ou ir para um passeio é preciso economizar. Como essas ações não são feitas com a maioria das famílias, muitos crescem sem entender o quão importante é ter suas contas organizadas.

O que fazer então?

Victor Oliveira, especialista em Finanças e Serviços do site de auxílio ao consumidor ReviewBox, reforça que a forma como você utiliza o seu dinheiro é o que lhe trará o sucesso financeiro. O que isso quer dizer? Você PRECISA saber quanto você gasta no mês. “Se alguém te perguntar hoje: ‘Qual é o seu custo de vida? ’, você saberia responder? E digo mais, isso não pode estar apenas na mente. Precisa estar anotado. A nossa mente pode cometer equívocos. Já a planilha não mente”, afirma Victor.

Elimine as dívidas

As dívidas só servem para atrapalhar a sua vida. Além de acabar com a sua saúde financeira, elas acabam também com a saúde mental. Não gaste mais do que você ganha! Caso tenha alguma conta em atraso, busque regularizar o quanto antes. Estabeleça uma estratégia de quitação e corte gastos e despesas.

Você realmente precisa disso?

Quem nunca fez uma compra por impulso que atire a primeira pedra. Saiba que isso é extremamente prejudicial para você. Pare e reflita como você consome o seu dinheiro. Antes de comprar algo pare e pense: “eu realmente preciso disso? ”.

Faça do cartão de crédito seu amigo

Você precisa utilizar o cartão de crédito com sabedoria. Ele pode ser um grande aliado, desde que utilizado com responsabilidade. Não assuma mais parcelas do que seu orçamento permite. E nunca deixe de pagá-lo por completo.

Metas financeiras

Você possui metas claras? Saiba que ter isso por escrito faz com seja muito mais fácil de alcançá-las. Faça um teste: escreva-as em um papel e crie um caminho para chegar até elas. Agora basta cumprir o que você escreveu. Exemplo: guardar 200 reais por mês para fazer uma viagem no fim do ano.

Reveja sua planilha de tempos em tempos

Assim você saberá se está no caminho certo. Lembre-se de colocar em sua planilha de gastos os períodos do ano em que você irá gastar mais, como Natal, Páscoa e fim do ano, por exemplo.

Poupe todo mês

Crie esse hábito em você. Crie objetivos de curto, médio e longo prazo. Será recompensador, acredite!

Reserva de Emergência

Ao poupar, você criará ao mesmo tempo uma reserva de emergência. Nunca se sabe o dia de amanhã. O ideal é que você tenha de seis a doze meses do seu custo de vida guardado.

Procure investir

Além de poupar dinheiro, é necessário fazê-lo render. Mas atenção! Antes de colocá-lo em qualquer aplicação, busque estudar sobre o assunto. O seu gerente de banco não está preocupado com você. Estude o que é melhor para você, de acordo com o seu perfil investidor. A partir daí você consegue estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.

Cuide bem do seu dinheiro!

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Casas Bahia (BHIA3) anuncia pedido de recuperação extrajudicial

  Publicado às 22h24   Em um fato relevante enviado ao mercado na noite deste…

28 de abril de 2024

Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

  Publicado às 21h23 Atualizado às 22h22 com informações do pedido de recuperação extrajudicial da…

28 de abril de 2024

CCR, Iguatemi, Cielo, Emae, Valid pagam provento esta semana. Confira a agenda:

  Publicado às 15h19   Segunda, 29  Bradespar (BRAP4) Dentre os assuntos que serão examinados,…

28 de abril de 2024

Notícia da CPFL, Eletrobras, Allos, Yduqs, Eletromidia, Terra Santa, agenda de resultados do 1T24 e estudo de ações

  Publicado às 13h25   Divulgam resultado nesta semana: Segunda, 29 Isa Cteep, Copasa, Intelbras,…

28 de abril de 2024

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs, Yduqs

  Publicado às 13h27   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs e…

28 de abril de 2024