MANCHETE SECUNDÁRIA

Vale e Ternium assinam Memorando para desenvolver soluções de descarbonização para a siderurgia

Sede da Vale no RJ

 

 

Publicado às 9h34

 

 

A Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira, 19, que assinou um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding, ou MoU, em inglês”) com a Ternium no qual ambos concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de CO2. 

A Vale e a Ternium pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica de potenciais investimentos em uma planta de briquetes de minério de ferro localizada nas instalações da Ternium Brasil; e plantas para produzir metálicos com baixa emissão de carbono, utilizando a tecnologia Tecnored, HYL e outras tecnologias para a redução de ferro. 

“Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração de baixo carbono”, explicou a mineradora em um comunicado ao mercado.

“Este é um marco importante no nosso caminho para fornecer soluções de baixo carbono para a indústria siderúrgica e estamos felizes em engajarmos com a Ternium nesta jornada”, destacou Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale. 

Sobre a tecnologia de briquetagem de minério de ferro 

A Vale desenvolveu por mais de 10 anos uma tecnologia revolucionária para briquetar produtos de minério de ferro, como sinter feed e pellet feed, em um processo mais simples, flexível, menos intensivo em carbono e de capital e mais econômico. Os briquetes permitem continuar a utilização de altos-fornos durante a transição para um processo menos intensivo em carbono, uma vez que poderiam evitar a etapa de sinterização, que representa cerca de 10% das emissões de produção de aço, ou ser utilizados como carga direta, uma vez que poderiam substituir granulados e pelotas em altos-fornos e fornos de redução direta. 

Sobre a Tecnored 

A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferrogusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa e gás de síntese, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de produção de ferro gusa, como o carvão e o coque. 

Através do uso da biomassa, o caminho para a neutralidade econômica de carbono pode ser alcançado a médio prazo. 

Sobre a tecnologia HYL 

A HYL é uma tecnologia para redução direta de minério de ferro de baixo carbono desenvolvida pela Ternium no México. Esta tecnologia, atualmente operada nas instalações da Ternium em Monterrey e Puebla, México, tem a capacidade de recuperar seletivamente o CO2, reduzindo assim significativamente as emissões de carbono em comparação com outras tecnologias de redução. 

Sobre a Ternium 

A Ternium é a principal produtora de aços planos da América Latina, com operações no México, Brasil, Argentina, Colômbia, sul dos Estados Unidos e América Central. A empresa oferece uma ampla gama de produtos de aço de alto valor agregado para clientes das indústrias automotiva, eletrodomésticos, HVAC, construção civil, bens de capital, contêineres, alimentícia e energia através de suas instalações de fabricação, centro de serviços e redes de distribuição, e sistemas avançados de integração de clientes.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/ChPoNnvgiaG7iYerdaUELW

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Published by
Redação

Recent Posts

Casas Bahia (BHIA3) anuncia pedido de recuperação extrajudicial

  Publicado às 22h24   Em um fato relevante enviado ao mercado na noite deste…

28 de abril de 2024

Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

  Publicado às 21h23 Atualizado às 22h22 com informações do pedido de recuperação extrajudicial da…

28 de abril de 2024

CCR, Iguatemi, Cielo, Emae, Valid pagam provento esta semana. Confira a agenda:

  Publicado às 15h19   Segunda, 29  Bradespar (BRAP4) Dentre os assuntos que serão examinados,…

28 de abril de 2024

Notícia da CPFL, Eletrobras, Allos, Yduqs, Eletromidia, Terra Santa, agenda de resultados do 1T24 e estudo de ações

  Publicado às 13h25   Divulgam resultado nesta semana: Segunda, 29 Isa Cteep, Copasa, Intelbras,…

28 de abril de 2024

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs, Yduqs

  Publicado às 13h27   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs e…

28 de abril de 2024