Vale e Ternium assinam Memorando para desenvolver soluções de descarbonização para a siderurgia

19 de agosto de 2021 Por Redação

Sede da Vale no RJ

 

 

Publicado às 9h34

 

 

A Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira, 19, que assinou um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding, ou MoU, em inglês”) com a Ternium no qual ambos concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de CO2. 

A Vale e a Ternium pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica de potenciais investimentos em uma planta de briquetes de minério de ferro localizada nas instalações da Ternium Brasil; e plantas para produzir metálicos com baixa emissão de carbono, utilizando a tecnologia Tecnored, HYL e outras tecnologias para a redução de ferro. 

“Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração de baixo carbono”, explicou a mineradora em um comunicado ao mercado.

“Este é um marco importante no nosso caminho para fornecer soluções de baixo carbono para a indústria siderúrgica e estamos felizes em engajarmos com a Ternium nesta jornada”, destacou Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale. 

Sobre a tecnologia de briquetagem de minério de ferro 

A Vale desenvolveu por mais de 10 anos uma tecnologia revolucionária para briquetar produtos de minério de ferro, como sinter feed e pellet feed, em um processo mais simples, flexível, menos intensivo em carbono e de capital e mais econômico. Os briquetes permitem continuar a utilização de altos-fornos durante a transição para um processo menos intensivo em carbono, uma vez que poderiam evitar a etapa de sinterização, que representa cerca de 10% das emissões de produção de aço, ou ser utilizados como carga direta, uma vez que poderiam substituir granulados e pelotas em altos-fornos e fornos de redução direta. 

Sobre a Tecnored 

A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferrogusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa e gás de síntese, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de produção de ferro gusa, como o carvão e o coque. 

Através do uso da biomassa, o caminho para a neutralidade econômica de carbono pode ser alcançado a médio prazo. 

Sobre a tecnologia HYL 

A HYL é uma tecnologia para redução direta de minério de ferro de baixo carbono desenvolvida pela Ternium no México. Esta tecnologia, atualmente operada nas instalações da Ternium em Monterrey e Puebla, México, tem a capacidade de recuperar seletivamente o CO2, reduzindo assim significativamente as emissões de carbono em comparação com outras tecnologias de redução. 

Sobre a Ternium 

A Ternium é a principal produtora de aços planos da América Latina, com operações no México, Brasil, Argentina, Colômbia, sul dos Estados Unidos e América Central. A empresa oferece uma ampla gama de produtos de aço de alto valor agregado para clientes das indústrias automotiva, eletrodomésticos, HVAC, construção civil, bens de capital, contêineres, alimentícia e energia através de suas instalações de fabricação, centro de serviços e redes de distribuição, e sistemas avançados de integração de clientes.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/ChPoNnvgiaG7iYerdaUELW

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A