Rápidas: CSN, Vale, Petrobras, IRB, Ibovespa e dólar
Publicado às 10h43min
CSN
As ações da CSN (CSNA3) tinham alta de +9,40% às 10h37min. A companhia teve o rating elevado pelo Credit Suisse para ‘outperform’ (acima da média do mercado). Também impacta positivamente o minério de ferro na China, que teve forte valorização nesta quarta.
Vale
As ações da Vale (VALE3) subiam +2,45% às 10h37min também impactadas positivamente pelo minério de ferro. Analistas do Credit Suisse mantiveram a Vale (VALE3) como a top pick no setor de mineração. O motivo devido ao valuation mais atrativo.
A instituição financeira avalia que a demanda firme por minério de ferro na China deve manter os preços elevados até 2022 e que os excedentes de oferta só serão significativos a partir de 2023. Para o Credit Suisse, o minério de ferro deve ficar em US$ 105 por tonelada no ano que vem.
Petrobras
Com relação à Petrobras, as atenções se voltam ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte retoma nesta quarta o julgamento sobre a venda de subsidiárias da petroleira. O STF decide se é válida a ação do Congresso que acusa a petroleira de burlar a legislação para vender refinarias à iniciativa privada.
Há três votos contra e existe a expectativa de que nesta semana seja formada maioria nesse sentido. Sobre a Petrobras, o mercado repercute também a assinatura contratos de compartilhamento das infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural. Outra notícia é que a petroleira iniciou a fase não-vinculante do Polo Norte Capixaba (clique aqui para ler).
IRB
As ações do IRB (IRBR3) têm o sétimo pregão seguido de alta. Às 10h43min tinham valorização de +2%. A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s Global Ratings (S&P), uma das maiores do mundo, atribuiu rating de crédito de emissor do IRB Brasil (IRBR3) em “brAAA” na escala Nacional Brasil. A perspectiva é ‘estável’. Leia mais aqui.
Ibovespa
Às 10h41min o Ibovespa tinha alta de +1,16% aos 94.666 pontos. A alta deve-se principalmente à valorização dos papéis da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3, PETR4).
Dólar
Às 10h25min o dólar comercial tinha alta de +0,23% a R$ 5,6481.
Whatsapp do Finance News:
Para receber notícias entre no grupo pelo link: