MANCHETE SECUNDÁRIA

Ex-Ultrapar assume diretoria de compliance da Vale

 

Publicado às 9h34min

A Vale (VALE3) informou nesta segunda, 20, que Denis Cuenca assume o cargo de diretor executivo de conformidade (Chief Compliance Officer em inglês – CCO). Ele vai se reportar  diretamente ao conselho de administração e será responsável pelo departamento de compliance, incluindo as áreas de integridade, auditoria interna e canal de denúncias. 

“Denis Cuenca tem uma sólida carreira como executivo de auditoria interna, risco e compliance. Denis demonstra uma abordagem sistêmica e inovadora frente aos processos de controle e prevenção, que levaram a resultados positivos e trouxeram reconhecimento entre seus pares nas empresas onde trabalhou”, destacou a Vale em comunicado. 

De acordo com a mineradora, Denis conduziu trabalhos de auditoria e due diligence no México, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Antes de ingressar na Vale, trabalhou em empresas como Ultrapar, KPMG, Banco Itaú, Banco Real e Itautec. 

“Na Ultrapar, o Sr. Cuenca criou uma estrutura de governança corporativa considerada inovadora no Brasil, na qual as áreas de risco, integridade e auditoria atuam de forma conjunta”, informou a Vale. 

Desde 2013, Denis é membro do Comitê de Conduta da Ultrapar, atuou ainda como Secretário do Comitê de Auditoria e Risco e do Conselho Fiscal da Ultrapar, sendo responsável por reportar assuntos de risco, conformidade e auditoria. 

Entre 2014 e 2017, Cuenca também atuou como Secretário de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). 

O CCO será responsável por gerenciar a terceira linha de defesa, supervisionando a integridade corporativa da empresa e garantindo o cumprimento das leis, regulamentos, políticas e procedimentos. 

“Essa posição deverá assegurar à diretoria executiva e ao conselho de administração que existem políticas e procedimentos adequados, bem compreendidos e respeitados por todos os funcionários”, comunicou a Vale.

“A implementação da diretoria de compliance, aprovada pelo conselho de administração em dezembro de 2019, é mais um passo para endereçar as recomendações do comitê independente de assessoramento extraordinário de apuração em seu relatório divulgado em fevereiro de 2020 e acrescenta a outras medidas para fortalecer o risco, governança e segurança da Vale, tais como a instalação do comitê de auditoria e a adoção do engenheiro de registro”, avisou a mineradora no comunicado.

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/ESDrmZahSQnKTG734q50zU

Published by
Redação

Recent Posts

CCR, Iguatemi, Cielo, Emae, Valid pagam provento esta semana. Confira a agenda:

  Publicado às 15h19   Segunda, 29  Bradespar (BRAP4) Dentre os assuntos que serão examinados,…

28 de abril de 2024

Notícia da CPFL, Eletrobras, Allos, Yduqs, Eletromidia, Terra Santa, agenda de resultados do 1T24 e estudo de ações

  Publicado às 13h25   Divulgam resultado nesta semana: Segunda, 29 Isa Cteep, Copasa, Intelbras,…

28 de abril de 2024

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs, Yduqs

  Publicado às 13h27   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs e…

28 de abril de 2024

Zamp (ZAMP3): assembleia aprova outorga de opção de venda de ações de até 4,2 milhões de ações

Publicado às 21h50   A Zamp (ZAMP3) informou na sexta-feira, 26, que foi aprovado em…

27 de abril de 2024

Armac (ARML3): conselho passará a contar com Amaury Bier e José Augusto Carvalho Aragão

  Publicado às 21h48   A Armac Locação, Logística e Serviços (ARML3) informou na sexta,…

27 de abril de 2024