Ex-Ultrapar assume diretoria de compliance da Vale

20 de julho de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h34min

A Vale (VALE3) informou nesta segunda, 20, que Denis Cuenca assume o cargo de diretor executivo de conformidade (Chief Compliance Officer em inglês – CCO). Ele vai se reportar  diretamente ao conselho de administração e será responsável pelo departamento de compliance, incluindo as áreas de integridade, auditoria interna e canal de denúncias. 

“Denis Cuenca tem uma sólida carreira como executivo de auditoria interna, risco e compliance. Denis demonstra uma abordagem sistêmica e inovadora frente aos processos de controle e prevenção, que levaram a resultados positivos e trouxeram reconhecimento entre seus pares nas empresas onde trabalhou”, destacou a Vale em comunicado. 

De acordo com a mineradora, Denis conduziu trabalhos de auditoria e due diligence no México, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Antes de ingressar na Vale, trabalhou em empresas como Ultrapar, KPMG, Banco Itaú, Banco Real e Itautec. 

“Na Ultrapar, o Sr. Cuenca criou uma estrutura de governança corporativa considerada inovadora no Brasil, na qual as áreas de risco, integridade e auditoria atuam de forma conjunta”, informou a Vale. 

Desde 2013, Denis é membro do Comitê de Conduta da Ultrapar, atuou ainda como Secretário do Comitê de Auditoria e Risco e do Conselho Fiscal da Ultrapar, sendo responsável por reportar assuntos de risco, conformidade e auditoria. 

Entre 2014 e 2017, Cuenca também atuou como Secretário de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). 

O CCO será responsável por gerenciar a terceira linha de defesa, supervisionando a integridade corporativa da empresa e garantindo o cumprimento das leis, regulamentos, políticas e procedimentos. 

“Essa posição deverá assegurar à diretoria executiva e ao conselho de administração que existem políticas e procedimentos adequados, bem compreendidos e respeitados por todos os funcionários”, comunicou a Vale.

“A implementação da diretoria de compliance, aprovada pelo conselho de administração em dezembro de 2019, é mais um passo para endereçar as recomendações do comitê independente de assessoramento extraordinário de apuração em seu relatório divulgado em fevereiro de 2020 e acrescenta a outras medidas para fortalecer o risco, governança e segurança da Vale, tais como a instalação do comitê de auditoria e a adoção do engenheiro de registro”, avisou a mineradora no comunicado.

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/ESDrmZahSQnKTG734q50zU