Ibovespa em alta, dólar cai, Petro Rio sobe forte e Dommo desaba

4 de fevereiro de 2020 Por Redação

 

Publicado às 12h54min

O Ibovespa operavam em alta em meio ao bom humor nas Bolsas internacionais. Às 12h54min subia +1,19% aos 115.996 pontos.

Nos EUA, Wall Street tem forte alta. As Bolsas na Ásia fecharam no positivo. Na Europa, os índices de ações sobem. Na China, o mercado de ações reagiu às medidas de estímulo do Banco Central chinês.

Dólar

O dólar reduziu as perdas e tinha queda de -0,13%. Compra/Venda: R$ 4,2406 / R$ 4,2424.

Destaques de alta:

Gol

As ações da Gol (GOLL4) subiam mais de 4%. A GOL e American Airlines anunciaram um acordo de codeshare nesta manhã.

Petro Rio

Fora do Ibovespa, destaque para os papéis da Petro Rio (PRIO3) que subiam mais de 4%. A Petro Rio comprou 80% do campo de Tubarão Martelo e uma plataforma, informou na véspera. 

Dommo

As ações da Dommo (DMM)3) desabavam -7% às 12h54min. A Dommo (DMMO3) informou na véspera que a transação com a Petro Rio (PRIO3), que comprou 80% do campo de Tubarão Martelo, é financeiramente benéfica porque, apesar da redução da participação no TBMT, a companhia receberá um aumento significativo no fluxo de caixa do ativo quando comparado ao Status Quo, conforme os estudos financeiros elaborados pela companhia e seus assessores.

Produção industrial recua 0,7% em dezembro

Em dezembro de 2019, a produção industrial nacional recuou 0,7% frente ao mês anterior (série com ajuste sazonal), segunda taxa negativa seguida e acumulando nesse período recuo de 2,4%. Em relação a dezembro de 2018 (série sem ajuste sazonal), a indústria caiu 1,2%, após também assinalar perda no mês anterior (-1,8%).

Com esses resultados, o setor industrial recuou tanto no fechamento do quarto trimestre de 2019 (-0,6%), como no acumulado do segundo semestre do ano (-0,9%), contra iguais períodos do ano anterior.

Em dezembro de 2019, a produção industrial nacional recuou 0,7% frente ao mês anterior (série com ajuste sazonal), segunda taxa negativa seguida e acumulando nesse período recuo de 2,4%. Em relação a dezembro de 2018 (série sem ajuste sazonal), a indústria caiu 1,2%, após também assinalar perda no mês anterior (-1,8%). Com esses resultados, o setor industrial recuou tanto no fechamento do quarto trimestre de 2019 (-0,6%), como no acumulado do segundo semestre do ano (-0,9%), contra iguais períodos do ano anterior.

Notícias que o mercado repercute hoje

Notícia da BR Malls, Banco Inter, Bradesco, Petrobras e da Elekeiroz 

Petro Rio compra 80% do campo de Tubarão Martelo e uma plataforma 

Dommo: transação é financeiramente benéfica

Petrobras divulgará resultado dia 19 de fevereiro

Copom faz primeira reunião do ano com expectativa em torno da Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza nesta terça, 4, a primeira reunião de 2020 para definir a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 4,5% ao ano.

Amanhã a reunião é concluída. No fim da tarde será informada a nova taxa. Existe a possibilidade de uma nova redução em 0,25 ponto percentual da Selic, para 4,25% ao ano.

No fim de julho, o Copom iniciou um ciclo de cortes, reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano. Em setembro, a Selic foi reduzida novamente em 0,5 ponto percentual, com cortes adicionais de 0,5 ponto em outubro e 0,5 ponto em dezembro.

O Copom, formado pela diretoria do BC, reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom analisam as possibilidades e definem a Selic.