Ações de Bancos no radar, ata do Copom e outros destaques

17 de dezembro de 2019 Por Redação

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

 

 

Bolsas e petróleo (8h05min)

Após o recente rali de alta, os principais índices acionários na Europa nesta terça, 17, tem queda. Os futuros americanos indicam que a abertura também pode ser negativa nos EUA. Na Ásia, alguns dos principais índices tiveram alta repercutindo o acordo comercial entre China e EUA.

China (Shanghai Comp.): +1,27% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): +0,47% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): -0,94%

Londres (FTSE 100): -0,23%

Petróleo Brent: +0,23% (US$ 65,49)

Petróleo WTI: +0,10% (US$ 60,20)

Minério de ferro na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram queda de -2,76%, cotados a 634,50 iuanes. 

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,21% e o S&P 500 futuro de -0,14% às 8h03min. 

Ata do Copom é destaque

O Banco Central divulgou há pouco a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária que reduziu os juros para 4,5% ao ano. Segundo o Comitê, a trajetória da Selic dependerá da evolução da atividade econômica. Os integrantes do Copom avaliam que economia ‘ganhou tração’ e estimam a inflação ao redor da meta.

O Banco Central estimou que a inflação, medida pelo indicador oficial de inflação, o IPCA, vai ficar em torno de 4% para 2019, de 3,5% para 2020 e de 3,4% para 2021. As estimativas estão em linha com as metas de inflação.

Será que ações dos bancos sobem hoje? 

O porta-voz da presidência, general Otávio do Rêgo Barros, disse à imprensa que um eventual tributo nos moldes da antiga CPMF pode estar em estudos no Ministério da Economia, mas não há dados no momento para afirmar que uma medida dessas vá adiante ou não.

Na véspera, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que “todas as alternativas estão na mesa”, ao ser questionado sobre uma possível volta do imposto sobre transações financeiras.

Resultado: as ações dos grandes bancos passaram a ter queda acentuada e fecharam em baixa. Como o setor tem peso de aproximadamente 25% na carteira teórica do Ibovespa, fez o índice recuar e fechar em baixa, na mínima da sessão.

Sem greve

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou na véspera, ao comentar a possibilidade de paralisação dos caminhoneiros, que a situação está sob controle. 

Segundo o ministro, a mobilização da categoria está sendo acompanhada pelo gabinete que o governo montou com integrantes da sua pasta e dos ministérios da Infraestrutura e da Justiça e Segurança Pública, do Gabinete de Segurança Institucional e da Casa Civil.

Na semana passada, um grupo de caminhoneiros falou sobre a possibilidade de uma greve que se iniciaria nesta segunda-feira, mas a maior parte dos representantes da categoria descarta o movimento.

Notícias

Notícia da Petrobras, Odontoprev, Light, JBS, Eztec e da Guararapes

Risco país cai para o menor nível em nove anos

Gafisa anuncia aquisição da Upcon Incorporadora

Artigo

Dúvidas sobre Fundos de Investimento? Descomplicamos para você