Publicado às 21h59min
A Vale (VALE3) informou que a Samarco Mineração recebeu nesta sexta, 25, a Licença Operacional Corretiva (LOC) para suas atividades operacionais no Complexo Germano, localizado em Minas Gerais.
A licença foi aprovada pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM).
“Com essa autorização, a Samarco agora detém todas as licenças ambientais necessárias para reiniciar suas operações, um marco importante que demonstra seu compromisso com a retomada de produção de maneira segura e sustentável”, afirmou a mineradora em fato relevante.
A expectativa é que a Samarco reinicie suas operações usando novas tecnologias para o empilhamento de rejeitos a seco. Por esse motivo, o reinício operacional de extração de minério de ferro e das plantas de beneficiamento em Germano e a planta de pelotização no Complexo Ubu, localizado em Anchieta, Espírito Santo, ocorrerão somente após a implantação de um sistema de filtragem, cuja expectativa de construção é de aproximadamente 12 meses. Nesse período, a Samarco continuará as atividades de preparação para volta das operações, que inclui a manutenção de equipamentos. Com a implementação do sistema de filtragem, e sujeito a aprovação dos acionistas, a Samarco estima a retomada das atividades para o final de 2020.
“As mudanças acima mencionadas nas premissas regulatórias e de disposição de rejeitos impactam materialmente o ramp-up esperado das operações da Samarco, devido a uma série de fatores, incluindo, entre outros, a conclusão de processos adicionais de licenciamento e o desenvolvimento de locais adicionais para disposição de rejeitos”, afirmou a Vale.
A Samarco espera poder reiniciar as operações por meio de um concentrador e produzir aproximadamente 7-8 Mtpa, após a instalação da tecnologia de filtragem.
Atualmente, espera-se que um segundo concentrador possa ser reiniciado em, aproximadamente, 6 anos para atingir um ritmo de produção de, aproximadamente, 14-16 Mtpa, e o reinício do terceiro concentrador poderá ocorrer cerca de 10 anos após a emissão da LOC, e alcançar um volume de produção de cerca de 22-24 Mtpa.
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…
Publicado às 19h06 A Positivo Tecnologia (POSI3) informou que o diretor vice-presidente de…