Vale: Samarco estima retomada das operações para o final de 2020

25 de outubro de 2019 Por Redação

 

Publicado às 21h59min

A Vale (VALE3) informou que a Samarco Mineração recebeu nesta sexta, 25, a Licença Operacional Corretiva (LOC) para suas atividades operacionais no Complexo Germano, localizado em Minas Gerais. 

A licença foi aprovada pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM). 

“Com essa autorização, a Samarco agora detém todas as licenças ambientais necessárias para reiniciar suas operações, um marco importante que demonstra seu compromisso com a retomada de produção de maneira segura e sustentável”, afirmou a mineradora em fato relevante. 

A expectativa é que a Samarco reinicie suas operações usando novas tecnologias para o empilhamento de rejeitos a seco. Por esse motivo, o reinício operacional de extração de minério de ferro e das plantas de beneficiamento em Germano e a planta de pelotização no Complexo Ubu, localizado em Anchieta, Espírito Santo, ocorrerão somente após a implantação de um sistema de filtragem, cuja expectativa de construção é de aproximadamente 12 meses. Nesse período, a Samarco continuará as atividades de preparação para volta das operações, que inclui a manutenção de equipamentos. Com a implementação do sistema de filtragem, e sujeito a aprovação dos acionistas, a Samarco estima a retomada das atividades para o final de 2020. 

“As mudanças acima mencionadas nas premissas regulatórias e de disposição de rejeitos impactam materialmente o ramp-up esperado das operações da Samarco, devido a uma série de fatores, incluindo, entre outros, a conclusão de processos adicionais de licenciamento e o desenvolvimento de locais adicionais para disposição de rejeitos”, afirmou a Vale.

A Samarco espera poder reiniciar as operações por meio de um concentrador e produzir aproximadamente 7-8 Mtpa, após a instalação da tecnologia de filtragem. 

Atualmente, espera-se que um segundo concentrador possa ser reiniciado em, aproximadamente, 6 anos para atingir um ritmo de produção de, aproximadamente, 14-16 Mtpa, e o reinício do terceiro concentrador poderá ocorrer cerca de 10 anos após a emissão da LOC, e alcançar um volume de produção de cerca de 22-24 Mtpa.