Publicado às 21h52min
A Fitch Ratings afirmou na última sexta, 11, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)) da Kroton Educacional (agora Cogna Educação – COGN3) e de sua subsidiária integral Saber Serviços Educacionais (Saber).
Ao mesmo tempo, a agência afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)) das emissões de debêntures quirografárias da Saber.
A Perspectiva dos ratings corporativos é ‘Estável’.
“Os ratings da Kroton e da Saber permanecem sustentados pelo forte posicionamento do grupo no fragmentado setor de educação do Brasil. A elevada escala de operações, a grande capilaridade geográfica e seu modelo de negócios diversificado e complementar atenuam parte das pressões de um ambiente macroeconômico ainda desafiador no segmento de ensino superior”, destacou a Fitch em relatório.
Segundo a agência de classificação de risco, a avaliação incorpora que a Kroton conseguirá equalizar sua estrutura de capital após a aquisição da Somos Educação, ao mesmo tempo em que mantém sua rentabilidade em patamares adequados, mesmo diante de maior competição e de um cenário econômico ainda letárgico.
A Fitch, no entanto, esclarece que a companhia precisa administrar com cautela seu ciclo de caixa, dados o aumento da exposição a financiamentos privados com risco próprio e as novas operações de vendas de livro didático dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que podem trazer pressões adicionais a seu capital de giro.
“A Perspectiva Estável incorpora a expectativa da agência de que a Kroton retornará a um nível de alavancagem financeira líquida mais conservador, ao mesmo tempo em que mantém um perfil de liquidez adequado frente a suas obrigações de curto e médio prazo”, avalia a agência.
Para 2019, a Fitch projeta um pico de alavancagem, medida por dívida líquida ajustada/EBITDAR, de 3,9 vezes, incluindo os impactos da nova metodologia do IFRS 16, com retorno a patamares abaixo de 3,5 vezes a partir de 2020. Na opinião da agência, o espaço para novas aquisições financiadas por dívida é limitado e, caso ocorram, elas poderão pressionar o rating da companhia.
A Kroton (KROT3) anunciou no último dia de 7 outubro uma ampla reestruturação visando um impulso tecnológico. Uma das medidas é a criação da Cogna Educação, holding que vai administrar quatro empresas, entre elas a Kroton.
A Cogna será liderada pelo atual presidente da Kroton, Rodrigo Galindo.
As ações da Cogna são negociadas na Bovespa sob o ticker “COGN3” e desde de 11 de outubro e substituem “KROT3”.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…