Fitch afirma ratings da Kroton. Perspectiva é ‘estável’

13 de outubro de 2019 Por Redação

 

Publicado às 21h52min

A Fitch Ratings afirmou na última sexta, 11, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)) da Kroton Educacional (agora  Cogna Educação – COGN3) e de sua subsidiária integral Saber Serviços Educacionais (Saber). 

Ao mesmo tempo, a agência afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)) das emissões de debêntures quirografárias da Saber. 

A Perspectiva dos ratings corporativos é ‘Estável’. 

“Os ratings da Kroton e da Saber permanecem sustentados pelo forte posicionamento do grupo no fragmentado setor de educação do Brasil. A elevada escala de operações, a grande capilaridade geográfica e seu modelo de negócios diversificado e complementar atenuam parte das pressões de um ambiente macroeconômico ainda desafiador no segmento de ensino superior”, destacou a Fitch em relatório. 

Segundo a agência de classificação de risco, a avaliação incorpora que a Kroton conseguirá equalizar sua estrutura de capital após a aquisição da Somos Educação, ao mesmo tempo em que mantém sua rentabilidade em patamares adequados, mesmo diante de maior competição e de um cenário econômico ainda letárgico.

A Fitch, no entanto, esclarece que a companhia precisa administrar com cautela seu ciclo de caixa, dados o aumento da exposição a financiamentos privados com risco próprio e as novas operações de vendas de livro didático dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que podem trazer pressões adicionais a seu capital de giro.

“A Perspectiva Estável incorpora a expectativa da agência de que a Kroton retornará a um nível de alavancagem financeira líquida mais conservador, ao mesmo tempo em que mantém um perfil de liquidez adequado frente a suas obrigações de curto e médio prazo”, avalia a agência. 

Para 2019, a Fitch projeta um pico de alavancagem, medida por dívida líquida ajustada/EBITDAR, de 3,9 vezes, incluindo os impactos da nova metodologia do IFRS 16, com retorno a patamares abaixo de 3,5 vezes a partir de 2020. Na opinião da agência, o espaço para novas aquisições financiadas por dívida é limitado e, caso ocorram, elas poderão pressionar o rating da companhia.

Kroton cria holding Cogna Educação

A Kroton (KROT3) anunciou no último dia de 7 outubro uma ampla reestruturação visando um impulso tecnológico. Uma das medidas é a criação da Cogna Educação, holding que vai administrar quatro empresas, entre elas a Kroton.

A Cogna será liderada pelo atual presidente da Kroton, Rodrigo Galindo.

As ações da Cogna são negociadas na Bovespa sob o ticker “COGN3” e desde de 11 de outubro e substituem “KROT3”.