Atualizado às 8h01min
A atividade industrial da China expandiu pelo segundo mês seguido em abril. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial para a indústria caiu a 50,1 em abril de 50,5 em março.
O resultado permanece pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou nesta terça-feira que o Produto Interno Bruto nos 19 países da Eurozona subiu 0,4% no primeiro trimestre. Na comparação anual, o PIB cresceu 1,2 por cento, mesmo ritmo do último trimestre de 2018.
China (Shanghai Comp.): +0,52% (pregão encerrado)
Japão (Nikkei 225): feriado
Alemanha (DAX): +0,01%
Londres (FTSE 100): -0,25%
Petróleo WTI: +1,40% (US$ 64,39)
Petróleo Brent: +1,22% (US$ 72,41)
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +2,08% (639 iuanes/tonelada).
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em +0,09% e o S&P 500 futuro em +0,02% às 8h03min.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reafirmou na segunda-feira, 29, à noite que trabalha para aprovar a reforma da Previdência na Casa até o fim do semestre. Acompanhado do presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), e do relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), ele reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Maia disse, no entanto, que não dependerá apenas dele encaminhar a reforma ao Senado no segundo semestre. Ele acrescentou que a comissão especial definirá um cronograma de trabalho nos próximos dias e cobrou empenho da base aliada para acelerar a tramitação do texto.
“Na Câmara, o meu trabalho é que a gente consiga terminar essa matéria no primeiro semestre. Se a gente vai conseguir ou não, não depende da nossa vontade. Se o governo colocar quórum toda segunda e sexta, você, em duas semanas e um dia, tem 11 sessões. Não vai ser em 11 sessões que [o texto] vai ser votado. [A gente] precisa dos meses de maio e de junho. Na minha vontade, no máximo em dois meses, a gente encaminha a proposta ao Senado para votar no segundo semestre”, declarou.
Maia visitou Guedes para apresentar o presidente e o relator da comissão especial da reforma da Previdência, deputados Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP), respectivamente. Na saída do encontro, os quatro foram ao Palácio do Planalto visitar o presidente Jair Bolsonaro. Segundo Guedes, o Executivo e o Legislativo estão trabalhando em conjunto para resolver o principal problema das contas públicas brasileiras.
“O presidente da República e o presidente da Câmara estão construindo um clima bastante favorável para atacarmos nosso principal problema hoje, que é exatamente o desequilíbrio orçamentário que ameaça o sistema previdenciário brasileiro. Então, é muito construtiva essa aproximação dos presidentes [Bolsonaro e Maia]. São dois poderes independentes trabalhando harmonicamente para resolver o problema fiscal brasileiro”, declarou o ministro.
Nesta terça-feira, 30, as atenções se voltam para a tramitação da Reforma da Previdência.
O presidente da Comissão Especial da reforma, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), marcou reuniões para esta terça para definir um calendário para os trabalhos da comissão.
Ramos deverá se reunir com o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o vice-presidente do colegiado, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), e líderes partidários. O deputado também pretende fazer uma reunião com a equipe técnica do governo.
O objetivo é estabelecer um cronograma de trabalhos, que deverá conter reuniões de audiência pública com autoridades e especialistas, além das datas prováveis de discussão e votação da reforma, e decidir se a proposta – que trata de muitos temas, como mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas aposentadorias rurais, e criação do regime de capitalização, por exemplo – vai ser fatiada em subrelatorias.
Análise do Ibovespa, Petr4, Vale3, Bbse3, Csna3, Odpv3 e outros papéis
Dividendo da Localiza, notícia da Minerva, Taesa e da BR
Ecorodovias tem queda de 42,4% no lucro. Companhia corta dividendo
Magazine Luiza confirma compra da Netshoes. Companhia também obtém decisão favorável na Justiça
Lucro da CCR cai 19,9%. Ebitda ajustado aumenta 14,5% no 1T19
Multiplan: lucro líquido tem queda de -6,3%
Lucro da Raia Drogasil cai no 1T19
Aes Tietê aprova data de pagamento de JCP complementar
Transmissão Paulista tem queda de 23,3 % no lucro líquido no 1T19
Vale elege Bartolomeo como diretor-presidente
Feriado – Japão
6h – PIB – Eurozona
9h – Brasil – IBGE divulga Pnad contínua
Gol e Santander – antes do pregão. O Santander Brasil divulgou que seu lucro subiu 21% no 1T19.
Whatsapp do Finance News
O Finance News implantou seu Whatsapp, onde são compartilhadas notícias em um grupo chamado “notícias do Finance News”. Para participar do grupo acesse: https://chat.whatsapp.com/KIRltZ10dS160EF6EogJyZ
Caso este grupo esteja cheio, você pode participar acessando o outro grupo chamado notícias Finance News 2. O link é: https://chat.whatsapp.com/LUSNqhxf10P7kzWQJ34yc7
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…