Maia quer reforma da Previdência no 1° semestre e outros destaques para esta terça

30 de abril de 2019 Por Redação

Comissão da Previdência se reúne hoje

Atualizado às 8h01min

Crescimento da indústria da China perde força

A atividade industrial da China expandiu pelo segundo mês seguido em abril. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial para a indústria caiu a 50,1 em abril de 50,5 em março.

O resultado permanece pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Eurozona cresce acima do esperado

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou nesta terça-feira que o Produto Interno Bruto nos 19 países da Eurozona subiu 0,4% no primeiro trimestre. Na comparação anual, o PIB cresceu 1,2 por cento, mesmo ritmo do último trimestre de 2018.

Bolsas e petróleo (8h01min)

China (Shanghai Comp.): +0,52% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): feriado

Alemanha (DAX): +0,01%

Londres (FTSE 100): -0,25%

Petróleo WTI: +1,40% (US$ 64,39)

Petróleo Brent: +1,22% (US$ 72,41)

Minério de ferro na China

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +2,08% (639 iuanes/tonelada).

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava perto da estabilidade em +0,09% e o S&P 500 futuro em +0,02% às 8h03min.

Maia quer reforma da Previdência no 1° semestre

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reafirmou na segunda-feira, 29, à noite que trabalha para aprovar a reforma da Previdência na Casa até o fim do semestre. Acompanhado do presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), e do relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), ele reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Maia disse, no entanto, que não dependerá apenas dele encaminhar a reforma ao Senado no segundo semestre. Ele acrescentou que a comissão especial definirá um cronograma de trabalho nos próximos dias e cobrou empenho da base aliada para acelerar a tramitação do texto.

“Na Câmara, o meu trabalho é que a gente consiga terminar essa matéria no primeiro semestre. Se a gente vai conseguir ou não, não depende da nossa vontade. Se o governo colocar quórum toda segunda e sexta, você, em duas semanas e um dia, tem 11 sessões. Não vai ser em 11 sessões que [o texto] vai ser votado. [A gente] precisa dos meses de maio e de junho. Na minha vontade, no máximo em dois meses, a gente encaminha a proposta ao Senado para votar no segundo semestre”, declarou.

Maia se encontra com Guedes

Maia visitou Guedes para apresentar o presidente e o relator da comissão especial da reforma da Previdência, deputados Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP), respectivamente. Na saída do encontro, os quatro foram ao Palácio do Planalto visitar o presidente Jair Bolsonaro. Segundo Guedes, o Executivo e o Legislativo estão trabalhando em conjunto para resolver o principal problema das contas públicas brasileiras.

“O presidente da República e o presidente da Câmara estão construindo um clima bastante favorável para atacarmos nosso principal problema hoje, que é exatamente o desequilíbrio orçamentário que ameaça o sistema previdenciário brasileiro. Então, é muito construtiva essa aproximação dos presidentes [Bolsonaro e Maia]. São dois poderes independentes trabalhando harmonicamente para resolver o problema fiscal brasileiro”, declarou o ministro.

Calendário da Reforma

Nesta terça-feira,  30, as atenções se voltam para a tramitação da Reforma da Previdência.

O presidente da Comissão Especial da reforma, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), marcou reuniões para esta terça para definir um calendário para os trabalhos da comissão.

Ramos deverá se reunir com o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o vice-presidente do colegiado, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), e líderes partidários. O deputado também pretende fazer uma reunião com a equipe técnica do governo.

O objetivo é estabelecer um cronograma de trabalhos, que deverá conter reuniões de audiência pública com autoridades e especialistas, além das datas prováveis de discussão e votação da reforma, e decidir se a proposta – que trata de muitos temas, como mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas aposentadorias rurais, e criação do regime de capitalização, por exemplo – vai ser fatiada em subrelatorias.

Análise gráfica

Análise do Ibovespa, Petr4, Vale3, Bbse3, Csna3, Odpv3 e outros papéis

Notícias corporativas

Dividendo da Localiza, notícia da Minerva, Taesa e da BR

Ecorodovias tem queda de 42,4% no lucro. Companhia corta dividendo

Magazine Luiza confirma compra da Netshoes. Companhia também obtém decisão favorável na Justiça

Lucro da CCR cai 19,9%. Ebitda ajustado aumenta 14,5% no 1T19

Multiplan: lucro líquido tem queda de -6,3%

Lucro da Raia Drogasil cai no 1T19

Aes Tietê aprova data de pagamento de JCP complementar

Transmissão Paulista tem queda de 23,3 % no lucro líquido no 1T19

Vale elege Bartolomeo como diretor-presidente

Na agenda desta terça, 30

Feriado – Japão

6h – PIB – Eurozona

9h – Brasil – IBGE divulga Pnad contínua

Empresas que divulgam resultado nesta terça, 30

Gol e Santander – antes do pregão. O Santander Brasil divulgou que seu lucro subiu 21% no 1T19.

 

 

 

 

Whatsapp do Finance News

O Finance News implantou seu Whatsapp, onde são compartilhadas notícias em um grupo chamado “notícias do Finance News”. Para participar do grupo acesse: https://chat.whatsapp.com/KIRltZ10dS160EF6EogJyZ

Caso este grupo esteja cheio, você pode participar acessando o outro grupo chamado notícias Finance News 2. O link é: https://chat.whatsapp.com/LUSNqhxf10P7kzWQJ34yc7