Ibovespa futuro opera perto da estabilidade nesta quinta-feira
Atualizado às 9h50min
O Ibovespa futuro (INDM19 – contrato com vencimento para 12 de junho) abriu perto da estabilidade nesta quinta-feira. No horário acima tinha leve queda de -0,37% aos 95.445 pontos.
Investidores e traders aguardam novidades com relação à instalação da Comissão Especial que vai analisar a reforma da Previdência.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Petróleo e minério de ferro
O petróleo Brent subia +0,83% (US$ 75,19).
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em queda de -0,96% (616 iuanes/tonelada).
Futuros americanos
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em leve queda de -0,28% e o S&P 500 futuro em +0,08% às 9h15min.
Articulações sobre reforma no radar
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já determinou a criação da comissão especial que irá discutir a proposta de reforma da Previdência. A instalação está prevista para às 11h desta quinta.
Dessa forma a tramitação entra em uma nova fase na Câmara, onde será fundamental a articulação do Planalto.
O colegiado terá como responsabilidade discutir o mérito do texto aprovado na noite da última terça na Comissão de Constituição e Justiça.
A comissão especial terá um prazo de 40 sessões, a partir de sua constituição, para proferir parecer, sendo que a apresentação de emendas à proposta tem de ser feita nas 10 primeiras sessões.
Quem será o relator?
Segundo o jornalista Valdo Cruz, do site G1, dois deputados do PSDB e DEM despontam para relatar PEC da Previdência na comissão especial.
Até o momento, o vice-líder do PR Marcelos Ramos (AM), do Centrão, é principal cotado para comandar o colegiado.
Já os deputados Eduardo Cury (PSDB-SP) e Pedro Paulo (DEM-RJ) são tratados como favoritos para ocupar a disputada relatoria da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Previdência na comissão especial.
Bolsonaro diz que país tem pressa para reforma
O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quarta, 24, em pronunciamento veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão, a aprovação da proposta de reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
O presidente iniciou o pronunciamento, fazendo referência à aprovação da admissibilidade da proposta na terça, 23.
Ele agradeceu o empenho da maioria dos integrantes da comissão e o comprometimento do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), citado nominalmente. O pronunciamento foi ao ar às 20h, pelo horário de Brasília.
“O governo continua a contar com o espírito patriótico dos parlamentares, para aprovação da Nova Previdência nessa segunda etapa e, posteriormente, no plenário da Câmara dos Deputados”, acrescentou. A proposta segue agora para a comissão especial. Segundo Bolsonaro, se nada for feito, faltarão recursos para o pagamento das aposentadorias e outras ações de governo. “Sem mudanças, o governo não terá condições de investir nas áreas mais importantes para as famílias, como saúde, educação e segurança”, afirmou.
“Agradeço o empenho e o trabalho da maioria dos integrantes da comissão e também o comprometimento do deputado Rodrigo Maia”, disse.
Outros destaques
Lucro líquido do Bradesco sobe 30%
Ex-executiva da Vale na Petrobras, notícia da Cemig, Engie, da Multiplus e da Transmissão Paulista
GPA registra alta nas vendas no 1T19
Petrobras anuncia PDV. Estimativa de participação: 4.300 empregados
Câmara cria comissão especial para discutir reforma da Previdência
Na agenda desta quinta, 25
Cia. Hering, Copasa, Fleury, Grendene, Localiza, Lojas Renner divulgam resultado após o pregão.