Ibovespa futuro vira para alta nesta terça-feira
Atualizado às 9h38min
O Ibovespa futuro (INDJ19 – contrato com vencimento para 17 de abril) abriu em leve queda, mas virou para alta e no horário acima, subia +0,34% aos 98.900 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Futuros americanos
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,24% e o S&P 500 futuro estável em -0,01% às 9h04min.
Petróleo e minério
Petróleo Brent: +0,41% (US$ 66,85)
Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +1,91% (612,50 iuanes/tonelada)
CCJ no radar
O mercado monitora a instalação na quarta, 13, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes disso, os investidores estão de olho nos nomes de quem vai estar na relatoria e na presidência da comissão. Eles são fundamentais para dar agilidade à tramitação.
O blog da jornalista Andreia Sadi, no site G1, informou que deputado Felipe Francischini (PSL-PR), futuro presidente da CCJ, afirmou que a Previdência é a ‘mais importante’ das reformas.
O projeto proposto pelo governo passará primeiro pela CCJ da Câmara, que analisará se o texto fere algum princípio constitucional. Nessa etapa, não é analisado o mérito do texto. Em seguida, se a CCJ aprovar a constitucionalidade do texto, será criada uma comissão especial formada por deputados para discutir o mérito da proposta.
O jornal o Globo informou que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), firmou um acordo com líderes de partidos condicionando a votação inicial da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça ao envio da proposta referente à mudança na aposentaria dos militares.
Inflação oficial
O IBGE divulgou nesta terça o indicador oficial de inflação, o IPCA.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de fevereiro foi de 0,43%, enquanto em janeiro a taxa havia sido de 0,32%. O acumulado no ano foi para 0,75%, acima dos 0,61% registrados no mesmo período de 2018.
Nos últimos doze meses, o acumulado foi de 3,89%, acima dos 3,78% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2018, a taxa fora de 0,32%.
Brexit no radar
Com relação ao Brexit, se espera que a premiê britânica Theresa May apresente um novo acordo ao parlamento britânico nesta terça, 12, para a saída do Reino Unido da União Europeia. Caso a proposta seja rejeitada, no dia 13 de março os deputados britânicos serão chamados a votar em um “Brexit sem acordo”. Caso esse acordo também seja recusado, no dia 14 de março está prevista a votação de um “adiamento do Brexit”.
Notícias
Direcional tem lucro no 4T18. Empresa vai pagar dividendos
Petro Rio reverte prejuízo no 4T18. No ano lucro salta 302%
Lucro líquido da JSL em 2018 foi 11 vezes maior
Lucro da Iochpe‐Maxion cresce em 2018. Empresa pagará JCP dia 15
Marfrig assume controle indireto do americano Iowa Premium
MDias Branco tem queda no lucro líquido
Notícia da Gol, Petrobras e da Vale