Possível rebaixamento: S&P coloca ratings da Vale em observação
Depois do rompimento da barragem da Vale (VALE3) em Brumadinho, a mineradora poderá perder o rating em escala global BBB- e em escala nacional brAAA pela S&P (Standard and Poor’s).
A agência de classificação de risco, uma das maiores do mundo, informou que colocou os ratings da Vale, suas dívidas e suas subsidiárias na listagem “Creditwatch” (observação) com implicações negativas.
Segundo a Standard and Poor’s, “a Vale enfrenta agora vários riscos decorrentes do desastre. Suas obrigações financeiras para remediar e compensar as perdas podem ser substanciais, e a empresa teria que enfrentar estudos longos e complexos de entidades ambientais e órgãos reguladores que poderiam terminar na suspensão de licenças”.
Ainda de acordo com a agência, a observação com implicações negativas reflete os riscos contingenciais que a mineradora vai enfrentar depois do rompimento da barragem.
“Os passivos ambientais e sociais da Vale podem ser substanciais, especialmente considerando que tal incidente
aconteceu antes”, afirmou a S&P, ressaltando que poderá rebaixar a Vale em vários degraus, dependendo dos impactos do acidente.
Leia também:
Justiça de Minas bloqueia R$ 11 bilhões da Vale para ressarcir danos
Agenda: Bradesco, Cielo e Santander divulgam balanço e outros destaques