- Finance News - https://financenews.com.br -

Possível rebaixamento: S&P coloca ratings da Vale em observação

Desastre em Brumadinho / Presidência da Republica/Divulgação

 

Depois do rompimento da barragem da Vale (VALE3) em Brumadinho, a mineradora poderá perder o rating em escala global BBB- e em escala nacional brAAA pela S&P (Standard and Poor’s).

A agência de classificação de risco, uma das maiores do mundo, informou que colocou os ratings da Vale, suas dívidas e suas subsidiárias na listagem “Creditwatch” (observação) com implicações negativas.

Segundo a Standard and Poor’s, “a Vale enfrenta agora vários riscos decorrentes do desastre. Suas obrigações financeiras para remediar e compensar as perdas podem ser substanciais, e a empresa teria que enfrentar estudos longos e complexos de entidades ambientais e órgãos reguladores que poderiam terminar na suspensão de licenças”.

Ainda de acordo com a agência, a observação com implicações negativas reflete os riscos contingenciais que a mineradora vai enfrentar depois do rompimento da barragem.

“Os passivos ambientais e sociais da Vale podem ser substanciais, especialmente considerando que tal incidente
aconteceu antes”, afirmou a S&P, ressaltando que poderá rebaixar a Vale em vários degraus, dependendo dos impactos do acidente.

Leia também:

Justiça de Minas bloqueia R$ 11 bilhões da Vale para ressarcir danos [1]

Agenda: Bradesco, Cielo e Santander divulgam balanço e outros destaques [2]

Notícia da BRF, Estácio, Atacadão e da Kepler Weber [3]

Assista ao estudo gráfico de Vale3, Ibovespa, Petr4, Abev3, Brfs3, Btow3, Ciel3, Cmig4, Cvcb3, Eqtl3, Lren3, Mglu3 e outros papéis [4]